Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba exibe filmes em Santa Helena
A Itinerância do FICBIC 2017 passará por municípios do Paraná em fevereiro de 2018 apresentando curtas inéditos ao público jovem
Por Assessoria | Postado em: 22/02/2018 - 07:53

Todos os anos o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) promove a sua Itinerância como uma ação de contrapartida, levando o cinema para diversos municípios do Estado do Paraná. Neste ano, a Itinerância do Festival traz uma seleção de quatro curtas-metragens e um longa-metragem voltados para o público infantil e infanto-juvenil.  

Em Santa Helena, o FICBIC estará presente no Centro Social do Idoso, nesta quarta-feira (21), com os curta-metragens “A Luta”, dirigido por Bruno Bennec, “Ilha das Crianças”, dirigido por Zeca Ferreira, “Fantasmo”, com direção de Mateus Loner e “UrSORTUDO”, dirigido por Januário Jr. As sessões acontecem em três horários: 13h30, 15h e 16h.

O Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba 2017 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba, com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná. O patrocínio é da Petrobras, BNDS e Itaipu Binacional, por meio da Lei Federal de incentivo à cultura.

SINOPSES

A Luta (Bruno Bennec, 2017)

Inspirado num fato real, conta a história do garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, na Zona da Mata de Minas Gerais, e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do rádio Nacional, na década de 30, num momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido.

Ilha das Crianças (Zeca Ferreira, 2016)

É dia de Cosme e Damião na ilha de Paquetá, uma tradição anual de distribuição de guloseimas no dia dos santos irmãos, mantida pela Igreja Católica e pelos umbandistas em diversas regiões do Brasil. No filme , os pequenos correm por todo lugar em busca da maior quantidade de guloseimas para adoçar a vida.

Fantasmo (Mateus Loner, 2016)

Joaquim é um menino de cinco anos, mora com seu pai, um tradutor. Certa noite, Joaquim percebe que há um fantasma em seu quarto. Na manhã seguinte, Joaquim avisa o pai da presença. Sem se perturbar, o pai de Joaquim passa a ajudar seu filho a se apresentar e identificar esse fantasma, de maneira que as relações sejam cordiais. O curta metragem mostrará como um pai pode ajudar seu filho a combater o medo do desconhecido.

UrSORTUDO (Januário Jr, 2017)

Aos Naldos, resta viver com as sequelas dos equívocos gerados pelas ações desse "estado de exceção" permanente, que encarcera por engano e não sabe o porquê. Enquanto aos demais, um pouco de leniência com aqueles, que agora são, falsos criminosos.

O que queremos para o mundo? (Igor Amin, 2016)

Luzia é uma menina tímida, dona de um mundo interno cheio de fantasia e imaginação. Quando o seu professor de música pede para a turma criar uma apresentação em grupo, Luz se vê desafiada a transmitir toda a sua criatividade e tirar suas ideias do papel. Com a ajuda das amigas Bela, Lua e Sol, o trabalho escolar se transforma em uma experiência única.

Serviço:

Itinerância do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba 2017 em Santa Helena

Data: Quarta-feira (21)  

Horário: Sessões às 13h30, 15h e 16h.

Local: Centro Social dos Idosos Antônio Francisco Bortolini

Endereço: Avenida Rio Grande do Sul, 1266 Centro, Santa Helena.

EVENTO GRATUITO

Patrocínio:

Selo Incentivo À Cultura, Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, Eletrobrás, Furnas, Huawei.

Realização: Prefeitura Municipal de Santa Helena, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado do Paraná/Governo do Paraná.

Tecnologia e desenvolvimento