Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Índice LIRAa baixa, mas resultado não é satisfatório
Pedido é para que a população se empenhe mais com a limpeza dos terrenos
Por Assessoria | Postado em: 13/03/2018 - 07:35

Mais Imagens

O novo índice LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti) foi divulgado pelo departamento das Vigilâncias em Saúde, nesta segunda-feira (12), apresentando percentual de 12,2%. Apesar de ter baixado em relação ao primeiro índice do ano que ficou em 15,3%, o novo levantamento é considerado ainda muito alto, segundo o diretor das Vigilâncias, Gilmar Muller.

Desde o dia primeiro de março, equipes se concentram na retirada de lixo na sede do município. Segundo Muller foram retiradas de circulação 40 cargas de lixo até hoje (12) e há focos de dengue espalhados pela cidade, apesar do empenho da equipe e do trabalho de recolha.

“Nosso trabalho está sendo feito, contamos com a participação e colaboração da população, porque a administração está fazendo sua parte, pedimos aos comerciantes, proprietários de indústrias, proprietários de residências e terrenos, que verifiquem uma vez por semana se não há água parada, cuidando bem dos terrenos para evitar água acumulada que possa ter o mosquito da dengue”, reforça.

O arrastão já aconteceu no quadro principal da cidade, hoje os trabalhos dão sequência nos loteamentos Progresso e Bela Vista. Conforme Muller, os munícipes podem deixar o lixo em frente as residências para os caminhões fazerem a coleta, mas reitera “isso não é o suficiente, a população deve cuidar daqueles pequenos recipientes que empoçam água para evitar os focos de dengue”.

A secretária de Saúde Luisa Soalheiro também reforça o pedido à população, lembrando que cada um é responsável por sua saúde, da família e da comunidade. “Cada um contribuindo, deixando sua residência e seu local de trabalho livres de criadouros de mosquitos, o LiRAa baixará mais e ficaremos livres do risco de epidemias”, enfatizaLuisa.

Tecnologia e desenvolvimento