Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Premiação do concurso de desenho e poesia do CISCOPAR foi entregue na manhã de sexta-feira (1)
Esse trabalho foi desenvolvido no período de maio a setembro de 2017
Por Assessoria | Postado em: 02/12/2017 - 09:18

Na manhã de sexta-feira (1), no auditório da FAG (Faculdade Assis Gurgacz) – câmpus de Toledo, foi realizada a entrega da premiação do “Concurso de Desenho e Poesia”, promovido pelo CISCOPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná), SIM/PR (Serviço Integrado de Saúde Mental), CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento), Governo do Estado do Paraná, CRESEMS (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) e Núcleo de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand.

O concurso selecionou 24 obras, sendo elas: 06 desenhos sobre ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais; 06 desenhos sobre álcool e drogas; 06 poesias sobre ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais e 06 poesias sobre álcool e drogas. As obras selecionadas farão parte do calendário do CISCOPAR 2018.

Representando o município de Santa Helena na premiação, o vice-prefeito Evandro Miguel Grade (Zado), a Secretária de Saúde Luisa Cordélia Soalheiro, a Técnica da Epidemiologia Rosangela Disarz, imprensa e comunidade escolar.

Concurso

O concurso de desenho e poesia, com o tema “Drogas e infecções sexualmente transmissíveis: um like para a prevenção”, visa orientar, prevenir e alertar os adolescentes e jovens sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/AIDS, hepatites virais, o uso de álcool e drogas, através de palestras proporcionadas pela equipe da Secretaria de Saúde de cada município, juntamente com o Departamento de Epidemiologia.  Esse trabalho foi desenvolvido no período de maio a setembro de 2017.

Segundo a Secretária de Saúde, Luisa Cordélia Soalheiro, esse concurso é um trabalho em conjunto, entre a saúde e as escolas do município, “a intenção desse projeto é que os alunos, além de participar do concurso, se tornem multiplicadores dessa ideia de prevenção. Nesse sentido, entra o papel do professor, que é extremamente importante, eles conseguem trabalhar com os alunos os cuidados com essas doenças já citadas e também o incentivo na participação de adolescentes e jovens em projetos voltados à saúde”.

Premiação

Oito alunos do município de Santa Helena, representantes da Escola Estadual Graciliano Ramos, Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, Colégio Estadual do Campo Santos Dumond, do distrito de Moreninha e Colégio Estadual do Campo São Roque, do distrito de São Roque, receberam como premiação uma bicicleta. Na oportunidade foi sorteado 1 notebook entre os colégios que tiveram obras selecionadas.

Alunos premiados

Marck Abitante – Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco

Beatriz Nenning – Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco

Aline Francieli Weber Hippler – Colégio Estadual do Campo São Roque

Elias da Rocha Lima – Escola Estadual Graciliano Ramos

Dinorá Schmidt – Colégio Estadual do Campo Santos Dumond

Angélica Heck – Colégio Estadual do Campo São Roque

Angélica Dias – Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco

Thais Paula Prunzel – Colégio Estadual do Campo Santos Dumond

Tecnologia e desenvolvimento