Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Reunião do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sustentável propõe reflexão sobre desafios existente no município
"...Futuramente será entregue aos municípios um relatório sobre os ODSs "
Por Assessoria | Postado em: 10/03/2018 - 08:00

Mais Imagens

Na tarde desta quinta-feira (8), aconteceu o 1º Encontro de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Oeste do Paraná, com a presença de algumas lideranças, no auditório da Prefeitura. A iniciativa é promovida pela Itaipu Binacional em convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o encontro que teve a participação do prefeito Airton Antonio Copatti e secretários municipais, foram apresentados alguns indicadores do município, levantando um debate sobre os desafios para uma atuação conjunta no território e definição de agenda de prioridade para o município.

O objetivo é refletir sobre os desafios existentes no município, como contribuir para a implementação da Agenda 2030, e o monitoramento de indicadores municipais.

A palestrante assistente de Programas – Cooperação Técnica Itaipu Binacional – Talita Stori Aquino de Souza dividiu os participantes em grupos e pediu para que fossem elencados os desafios do município e possíveis estratégias resolutivas. Essas informações serão inseridas numa base de dados e posteriormente apresentadas ao município.

Conforme explica o assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Hélio Cury, “neste momento estamos chamando toda a sociedade para fazer a sensibilização, apresentando a metodologia do PENUD referente aos ODSs e futuramente será entregue aos municípios um relatório sobre os ODSs que foram encontrados dentro da cidade, a sua aplicação, aqueles que estão em desenvolvimento, aqueles que estão na sua plenitude e aqueles efetivamente precisam de um maior esforço”.

Conforme o prefeito Airton Copatti, este é um trabalho muito importante, porque atinge todas as áreas e não tem um foco restrito somente no meio ambiente, mas sim o desenvolvimento em todos os seus aspectos. Copatti ressalta que é preciso diagnosticar os problemas analisar os números, para estabelecer políticas públicas para que se possa atingir a igualdade entre nossa população.

“O trabalho que está sendo feito com esse foco é bastante positivo e nós colocamos também a administração e toda nossa equipe para que possa ser feito um trabalho conjunto para conseguir melhorias na qualidade de vida dos munícipes”, conclui o prefeito.

Segundo Cury, os trabalhos são desenvolvidos desde o ano passado, quando foi realizado vários seminários e encontros regionais. A partir de janeiro deste ano, os trabalhos de conscientização a população, sociedade civil organizada, e entidades, acontecem para que as pessoas  assimilem, discutem e apliquem as ODSs, que conforme seu entendimento é o caminho para o nosso futuro.

Tecnologia e desenvolvimento