Você está em: Página Inicial > Policial
61ª fase da Lava Jato mira esquema de lavagem de dinheiro em banco
Policiais federais estão nas ruas, na manhã desta quarta-feira (8), cumprindo mandados judiciais.
Por G1 | Postado em: 08/05/2019 - 07:37

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a 61ª fase da Operação Lava Jato. Esta nova etapa da operação mira um esquema de lavagem de dinheiro em um banco, de acordo com a PF. O nome da instituição financeira não foi informado.

Mandados judiciais estão sendo cumpridos em São Paulo, no Rio de Janeiro e Porto Alegre. São três mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 41 mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, os presos são funcionários do banco investigado. Um deles trabalhava na mesa de câmbio, um era diretor da área de operações de câmbio e outro era diretor geral da instituição. Os nomes deles não foram divulgados, até o momento.

Eles serão levados para a sede da PF em São Paulo e, depois, encaminhados para Curitiba.

Esses altos funcionários faziam a contratação de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos fictícios para justificar serviços não prestados. Dessa maneira, pagamentos feitos e recebidos pelo banco no exterior eram encobertos.

A PF informou que as investigações, que originaram esta nova fase da operação, começaram a partir de depoimentos e colaborações de três administradores de uma instituição financeira no exterior. Essa instituição ocultava capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.

 

Disfarces de Mamom

 

Esta fase da Lava Jato foi batizada de "Disfarces de Mamom" e remete à uma passagem bíblica: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Este nome foi dado porque, de acordo com a PF, a instituição bancária deveria cuidar do sistema financeiro, porém, permitia atividades ilícitas.

Esta é a primeira etapa da operação autorizada pelo juiz federal Luiz Antônio Bonat, que assumiu os processos em 1º instância da Lava Jato no Paraná em março deste ano.

Bonat ocupou o lugar de Sérgio Moro, que assumiu como ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro. A juíza substituta Gabriela Hardt chegou a comandar as ações penais, entre a saída de Moro e a confirmação do nome de Bonat como no juiz da Lava Jato.

Últimas Notícias
Policial 09 Set às 06:39
A droga estava escondida em um caminhão-tanque
Policial 02 Set às 07:05
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (1º), no oeste do Paraná; objetos foram encontrados durante a revista.
Policial 02 Set às 07:01
Caso ocorreu na madrugada deste domingo (1º) no oeste do Paraná; ninguém foi preso.
Policial 02 Set às 06:49
Operação combate crimes ambientais e queimadas na Amazônia
Tecnologia e desenvolvimento