Você está em: Página Inicial > Política
9 TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA QUE VOCÊ ACHOU QUE NÃO IA VIVER PARA VER
Por softwareone | Postado em: 31/01/2018 - 09:07

O mundo mudou. E muito. Nos últimos 10 anos, os avanços tecnológicos transformaram a forma como vivemos. Hoje, lembranças de antes dos anos 2000 parecem completamente anacrônica. Por exemplo, você lembra aquele tempo em que não usávamos o celular para praticamente todas nossas atividades? Pois é.

São exemplos que mostram como a tecnologia pode ser usada para o bem. Para dar mais conforto à vida das pessoas em caráter doméstico. Para proporcionar soluções práticas e baratas a jovens empreendedores. A criar opções sustentáveis que aumentam a produção e reduzem o impacto ambiental.

Após uma visita à Microsoft, criei uma lista com 9 tendências atuais que mostram como o mundo mudou, e segue mudando, por conta dos avanços tecnológicos. Veja abaixo:

MACHINE LEARNING – MÁQUINAS QUE APRENDEM

Trata-se, basicamente, a capacidade de aprendizado das máquinas. Ou seja, ao invés de apenas repetir padrões programados, agora as máquinas são capazes de reconhecer novos procedimentos e “aprender” com essa experiência sem necessidade de ter um histórico. Isso permite que máquinas reconheçam rostos, linguagens e padrões, o que cria uma série de perspectivas e oportunidades.

Este é um ponto revolucionário da informática que vem evoluindo muito nos últimos anos, capacitando máquinas para reconhecimento facial e linguístico, além de proporcionar amparo para profissionais de inúmeras áreas.

RETAIL EXPERIENCE

A consulta facilitada a faixas de preços proporcionada pela internet gerou um novo desafio ao ramo do varejo. Como fidelizar um cliente? Fazer com que ele lembre de sua marca sempre que necessitar de um produto vendido por você. Unindo tecnologias como Machine Learning, Big Data, bots e Gamification, você pode abrir canais de diálogo e conquista de seu público, entregando conteúdos feitos especialmente para cada indivíduo.

É ótimo saber que uma empresa que contratamos nos conhece. Então, a ideia do Retail Experience é justamente explorar as possibilidades dos dispositivos para gerar conquista.

BOTS – ROBÓTICA APLICADA A SOFTWARE

Bots são tipos de software que realizam tarefas de forma automatizada na internet. Os bots vêm de um novo paradigma relacionado à robótica: eles definem que um robô não precisa ter um “corpo”. Ele pode apenas fazer uma máquina desempenhar uma função. Pode até parecer complicado, mas você certamente já lidou com vários bots sem nem perceber. Eles estão espalhados por toda web, operacionalizando das mais ínfimas, como seu atendimento de call center, às mais complicadas tarefas.

CASA INTELIGENTE

Um exemplo interessante de como os bots vem sendo utilizados em caráter doméstico – e não mais apenas em um contexto de operações empresariais – são suas recentes aplicações na criação de moradias inteligentes. Já imaginou se sua casa abrisse a porte através de reconhecimento facial? Se suas luzes fossem ajustadas por comandos de voz? Isso sem falar em eletrodomésticos que podem ser geridos via device. Soluções que prometem facilitar a vida de todo mundo.

HOLOLENS – EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS

Por anos, a tal “realidade virtual” pareceu uma referência distante. O sonho de explorar ambientes virtuais em casa parecia algo intangível. Porém, avanços recentes na área tornaram o procedimento bastante simples. Um exemplo é o Hololens, da Microsoft. Hoje, em casa, você pode interagir com ambientes mágicos desenvolvidos digitalmente. Isso vem criando novas perspectivas para games e para a indústria do entretenimento em geral.

SKYPE TRANSLATOR – SEM BARREIRAS DE LINGUAGEM

Um mundo em que transações são globais, exige que barreiras da linguagem sejam superadas. Com o Skype Translator, você pode conversar com pessoas do mundo inteiro com tradução em tempo real. A solução reconhece mais de 50 idiomas e funciona para chamadas de voz.  Ainda em processo de evolução, o Skype Translator promete aprimorar relações internacionais.

GAMIFICATION – EXPERIÊNCIAS LÚDICAS

A internet e a evolução dos devices, com opções interativas ilimitadas, criaram novas formas de diálogo entre empresas e prospects. Deste cenário surgiu o conceito de gamification, que consiste na atração de usuários através de experiências lúdicas. Isso mesmo, jogos, como o próprio nome diz. Assim, possíveis clientes têm contato com sua marca enquanto se divertem. Estimule a criatividade de seu público e ganhe credibilidade e engajamento.

NOVOS PANORAMAS DE BASES DE DADOS

Mais velocidade, menos demanda de energia. Estas são as palavras de ordem que regem o novo panorama da criação de bases de dados. Com cada vez mais dados sendo migrados par a nuvem, é imperativo que empresas ligadas à tecnologia forneçam um serviço que garanta o conforto e a segurança que o cliente merece. Este desafio – prover agilidade de maneira sustentável – vem gerando iniciativas criativas por parte das empresas. O que nos leva ao próximo item…

DATACENTER SUBMARINO

É isso mesmo, a Microsoft literalmente criou um banco de dados abaixo do oceano. Isso aconteceu na costa da Suécia, e promete levar mais velocidade a morador de regiões costeiras (maior parte da população mundial vive em regiões próximas ao mar). Além disso, a proposta permite que todos os dados disponíveis na nuvem sejam processados sem o risco de aquecimento exagerado e com energia sustentável.

Estão são algumas tendências que vem marcando essa nova era do mercado.

Últimas Notícias
Política 10 Out às 06:23
Texto, que vai ao Senado, definiu percentuais de estados e municípios
Política 05 Out às 10:46
Tecnologia da informação é usada para identificar irregularidades
Política 03 Out às 15:08
Presidente criticou ativismo do Judiciário e Ministério Público
Política 27 Set às 20:53
Congresso Nacional ainda pode apreciar os vetos na semana que vem
Política 22 Set às 09:44
Se a lei for sancionada, valerá para as eleições municipais de 2020
Tecnologia e desenvolvimento