focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Abatedouros devem se adequar à Lei de Guia do Transporte de Animais
Por Assessoria | Postado em: 29/01/2019 - 08:39

Mais Imagens

Na tarde desta segunda-feira (28), um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal e ADAPAR, reuniu representantes de abatedouros de Santa Helena para discutir sobre a Guia do Transporte de Animais – GTA.

A GTA contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal. Conforme a fiscal da Agência de Defesa Agropecuária- ADAPAR, Raquel Rodrigues Maia, a partir de fevereiro o documento será obrigatório para todos os estabelecimentos de abatedouros.

“Através da Guia do Transporte de Animais, o produtor deverá confirmar pelo sistema da ADAPAR o recebimento do documento destinado a eles. O sistema já está implantado em abatedouros com inspeção estadual e será estendido aos abatedouros municipal e federal, dando maior rastreabilidade aos produtos de origem animal comercializado”, comenta Raquel.

Beloni Celso, fiscal sanitária do município, destaca que atualmente Santa Helena possui dois abatedouros de aves, peixes, bovinos e suínos e, por tal motivo, o encontro para que os produtores venham se adequar as normas obrigatórias.

“Reunimo-nos com as seis agroindústrias que são os nossos abatedouros municipais que faz se a necessidade de se adequarem junto a ADAPAR para poderem fazer o transporte de animais”, ressalta Beloni.

O município estará certificando os produtores para o ano de 2019, pois seus produtos atendem toda a legislação sanitária. É importante que as pessoas busquem sempre adquirir produtos que atendam as normas da vigilância sanitária, que garantam um produto seguro ao consumidor.

Maiores informações podem ser adquiridas na ADAPAR, localizada junto ao Sindicado dos Trabalhadores Rurais - STR, ou na Secretaria Municipal de Agricultura, setor de Serviço de Inspeção Municipal.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 17:30
O município de Santa Helena reuniu vereadores, secretários e lideranças distritais na manhã desta quinta-feira (18) no auditório da prefeitura para anunciar importantes investimentos que atende vários pedidos da população
Cotidiano 19 Abr às 17:27
Dezenas de pessoas participaram gerando uma concorrência pelos lotes e assim, a cada lance, os valores foram aumentando, gerando uma renda acima do esperado após a somatória de todos os itens comercializado
Cotidiano 18 Abr às 10:03
Contato foi positivo e há expectativa pelo trabalho conjunto com a binacional na região de fronteira
Cotidiano 17 Abr às 14:57
De acordo com o Samu, criança chorava e pedia pela mãe quando socorro chegou para atender a ocorrência. Bebê de 1 ano e 7 meses está em hospital sob observação
Cotidiano 16 Abr às 08:09
Outro dado interessante é com relação ao Seguro Desemprego que é encaminhado via Agência. Somente no ano passado, aproximadamente R$5,5 milhões foram injetados no município através deste benefício do governo federal
Tecnologia e desenvolvimento