Você está em: Página Inicial > Educação
Ações educativas conscientizam crianças a denunciar casos de abuso infantil
Por Assessoria | Postado em: 14/05/2019 - 16:08

Mais Imagens

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e neste sentido a Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social está desenvolvendo atividades com os alunos da rede municipal de ensino e também do Centro de Convivência Integral da Criança e do Adolescente-CCICA.

 

Na manhã de hoje (13) os alunos dos quintos anos, de todo o município, assistiram no centro de eventos do balneário, a um teatro da companhia "Circo Teatro Sem Lona" intitulado "O Segredo de Terezinha", que conta de maneira leve e divertida, a história de uma criança que sofre com um episódio de abuso dentro de casa e não sabe como agir. O espetáculo mostra como agir, com quem pode falar, o que pode fazer, quem pode ajudar, esclarecendo que ela não deve manter a situação em segredo.

 

As atividades alusivas à data irão contemplar também orientações aos Educadores Sociais do CCICA, em formato de capacitação sobre como agir e atender as crianças possivelmente abusadas.

 

Em Santa Helena diversos casos já foram registrados e todos os meses novas denúncias são recebidas pelo Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS. Conforme o psicólogo Freddy Schlosser Junior, município possui equipe técnica e ferramentas para o atendimento das situações identificadas: "Além do CREAS e do Conselho Tutelar, os professores estão inseridos neste trabalho com a função de observar comportamentos diferentes dos alunos e encaminhar os casos à rede de proteção. Além disso, é importante que os pais, amigos e familiares fiquem atentos, para a possível identificação de situações de abuso," lembra o profissional.

 

Em outras campanhas semelhantes, foi verificado que logo após as atividades de orientação ou mesmo quando o assunto é tratado em sala de aula, o número de denúncias aumenta, ou seja, é importante que as crianças e adolescentes sejam frequentemente lembrados dos serviços disponíveis para acabar com esse sofrimento. Os encaminhamentos ao Conselho Tutelar ou CREAS e CRAS permanecem em total sigilo.

Tecnologia e desenvolvimento