Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Adetur apoia participação regional em caravana técnica com foco no turismo rural
Por Assessoria ADETUR | Postado em: 16/04/2018 - 08:02

Mais Imagens

O Município de Medianeira, através da Divisão de Turismo, e o Grupo de Turismo Rural de Medianeira, juntamente com a Adetur Cataratas e Caminhos, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater e Cresol organizaram uma caravana técnica regional nos dias 09 e 10 de abril, com destino à Associação Acolhida na Colônia, em Santa Rosa de Lima, Santa Catarina, local definido como a capital da agroecologia.

Participaram da caravana 48 representantes dos Municípios de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Tupãssi e Guaraniaçu. A grande maioria dos participantes são empreendedores rurais, agricultores, donos de pequenas propriedades, de agroindústrias, de espaços de lazer no meio rural e também representantes dos parceiros institucionais. A viagem técnica teve como principal objetivo visitar iniciativas, atrativos, empreendimentos no meio rural do projeto Acolhida na Colônia, considerado berço do turismo rural no país.

Segundo a gestora de turismo de Medianeira, Dagmar Pedrozo, esta foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre associativismo, cooperação e organização no Turismo Rural. “A viagem técnica foi identificada pelo Grupo de Turismo Rural de Medianeira há cerca de dois anos atrás, em uma das ações de planejamento estratégico do grupo. Estivemos trabalhando na captação de recursos e na formalização de parcerias para viabilizar economicamente essa ação”, explica.

Conforme Dagmar Pedrozo, o saldo da experiência foi a ampliação da rede de contatos, na esfera regional e interestadual, além da troca de informações com aqueles agricultores. “O que ficou muito forte para todos, foi a presença do associativismo na Acolhida na Colônia, da rede cooperativa, da união de esforços, como a forma de catapultar esses negócios e ser sucesso. Agradecemos especialmente ao Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Adetur, Emater, Cresol, representantes de prefeituras que participaram, a prefeitura de Medianeira, o Grupo de Turismo Rural de Medianeira e todos os demais participantes da caravana, todos contribuíram para a construção dessa ação, uma atividade que não teria como acontecer se não tivesse a colaboração, o empenho de várias instituições e dos principais interessados”, destaca.

A Secretária Executiva da Adetur, Dayane Passos, esteve na viagem técnica, representando a entidade. “A iniciativa é de grande valia tendo em vista que o turismo rural é uma ação que municípios da região Cataratas e Caminhos desenvolvem trabalhos fortemente nesta área, caso de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu. A Adetur apoia e incentiva para que outros municípios também desenvolvam ações de promoção dos atrativos e capacitações de empresários que queiram desenvolver projetos na área do turismo”, finaliza.

Tecnologia e desenvolvimento