Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Adetur participa do lançamento do início das obras do Projeto Caminho do Iguaçu – Rota Beira Parque
A rota abrange oito municípios, iniciando em Cascavel, passando por Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e finalizando em Foz do Iguaçu, contemplando um trecho de 220 quilômet
Por Assessoria/ADETUR | Postado em: 20/03/2018 - 08:58

A Adetur Cataratas e Caminhos, representada pelo presidente Flávio Degasperi, participou no sábado (17), do lançamento do início das obras do Projeto Caminho do Iguaçu – Rota Beira Parque. O evento organizado pela Prefeitura de Cascavel e Associação Ciclismo Cascavel (ACC) aconteceu no marco zero da rota que vai até Foz do Iguaçu e contou com a participação do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, deputado Evandro Roman, o assessor do Diretor-Geral da Itaipu Alexandre Teixeira, Alexandre Pacheco, da Coordenadoria de Turismo da Itaipu, demais autoridades regionais, grupos de ciclistas e de cavaleiros.

A rota abrange oito municípios, iniciando em Cascavel, passando por Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e finalizando em Foz do Iguaçu, contemplando um trecho de 220 quilômetros. O trecho de Cascavel recebeu o nome do idealizador e ex-presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), José Torres Sobrinho, que faleceu em janeiro do ano passado.

O projeto de implantação da rota turística interligando Cascavel à Foz do Iguaçu é fruto do convênio entre Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional, também da parceria com instituições regionais, tais como Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e tem apoio do Parque Nacional do Iguaçu, prefeituras dos municípios Lindeiros ao Parque, grupos de ciclistas e organizações regionais.

O presidente da Adetur, Flávio Degasperi, esteve representando a entidade no evento de lançamento e segundo ele, este caminho considerado alternativo vai fomentar ainda mais o turismo regional. “Um trabalho que já vem de longa data e é um fomento da Adetur para a região que com certeza conta com outros parceiros, pois o sucesso é uma soma de forças. Teremos esse sucesso em breve, com a finalização das obras e após isso o lançamento da rota como um todo. Esta rota que é tão sonhada na nossa região, que se fala há tanto tempo, será realidade e um ganho para toda a região”, destaca.     

De acordo com Flávio Degasperi, a rota turística tem por objetivo fomentar o turismo rural, com a prática da cavalgada, caminhada, ciclismo, tendo em vista que são três atividades que geralmente são praticadas em estradas vicinais, onde o risco é menor e há a atratividade ao longo do trajeto. Após o evento de lançamento das obras foi realizado um pedal inicial de aproximadamente oito quilômetros. “O prazer de estar numa rota como esta é muito maior, traz um bem-estar para a população, que vai usufruir como um todo do trajeto ou trechos, conforme melhor atender a demanda de cada um. Um ganho para a sociedade em geral”, salienta.

Trabalhos desenvolvidos

O estudo do projeto de implantação da rota turística iniciou há cerca de dois anos, onde a Adetur e parceiros promoveram dois workshops nos municípios de Serranópolis do Iguaçu e Matelândia com a finalidade de consultar a comunidade do entorno e discutir algumas estratégias importantes para a estruturação. De posse dessas informações, a Adetur, através do convênio com Itaipu contratou uma empresa e dois técnicos para o levantamento de dados e informações técnicas para a estruturação da rota. A empresa realizou diagnósticos do percurso traçado, o mapeamento, georreferenciamento dos trechos e pontos de interesse, bem como os locais críticos que devem receber interferências, melhorias de acesso e adequações.

Paralelamente, a Adetur desenvolveu o projeto de sinalização direcional dos principais atrativos e trabalha a estruturação de um site promocional e um aplicativo móvel que abrigarão informações como mapas, atrativos, serviços disponíveis na rota turística. A equipe de trabalho formada por técnicos da Adetur, Itaipu Binacional e Parque Nacional do Iguaçu também percorreu todo o traçado da rota para análise dos pontos que necessitaram de adequações e melhorias.

A previsão para o término das obras da rota turística é agosto de 2018. Cada um dos municípios assinou o convênio com a Itaipu Binacional para melhoria do solo e adequações necessárias dentro de território contemplado pelo trajeto.

Tecnologia e desenvolvimento