Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Agricultores de Moreninha são beneficiados por programa de conservação de solo
Por Assessoria | Postado em: 09/08/2019 - 09:44

O município de Santa Helena, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura está, mais uma vez, com uma frente de trabalho para atender os agricultores que necessitam de conservação de solo em suas propriedades. Nesta quinta-feira, por exemplo, a ação ocorreu no distrito de Moreninha, atendendo um pedido antigo de um grupo de agricultores vizinhos.

 

O serviço, foi realizado em parceria com a subprefeitura do distrito e a Secretaria de Obras com objetivo de proteger as áreas agricultáveis de erosões que danificam o solo e causam prejuízos aos produtores.

 

"Por não existir os basões nas áreas mais altas, em 2017 a água invadiu até a minha casa que se não fosse resistente, teria sido levada, mas hoje podemos comemorar este serviço realizado pela prefeitura que além de nos proteger contra chuvaradas, garante a qualidade do solo," afirma Élio Selzler, agricultor de Moreninha.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, João Pedro Noal, há algum tempo esse trabalho vem sendo efetuado, mas as propriedades atendidas hoje receberam o serviço de conservação de solo pela primeira vez: "É um pedido antigo daqueles agricultores que já tiveram grandes prejuízos por não haver a conservação de solo e hoje, lavamos máquinas apropriadas para realizar o serviço e estamos fazendo isso em todo município, conforme solicitação dos produtores rurais," pontuou o secretário.

 

Este tipo de manejo na terra proporciona segurança ao agricultor, uma vez que, quando há enxurradas, os basões evitam que a água leve embora os nutrientes de solo. A informação é do técnico em agropecuária do município, Volnei Grade, que explica a importância atender os agricultores nestes sentido: "Esse programa de correção de solo atende os agricultores que não possuem equipamento apropriados para o serviço, e a equipe de técnicos da secretaria de Agricultura acompanha a execução para que tudo seja feito corretamente e para que nenhum produtor seja prejudicado," destaca Volnei.

Tecnologia e desenvolvimento