Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Agricultores se mobilizam contra criação de reserva indígena em Santa Helena
A mobilização ocorreu em Santa Helena Velha, encabeçada pelos agricultores daquela localidade, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena
Por RGL | Postado em: 21/03/2018 - 08:59

Os agricultores de Santa Helena e municípios da região se mobilizaram na tarde de ontem, a fim de repudiar determinação do Ministério Público Federal, em Foz do Iguaçu, para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União, façam a demarcação de terra indígena no município de Santa Helena, bem como a ampliação da Terra Indígena de Ocoy, em São Miguel do Iguaçu.

A mobilização ocorreu em Santa Helena Velha, encabeçada pelos agricultores daquela localidade, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena, e contou com a participação de produtores rurais de todo o município, inclusive de municípios da região, para que não haja o aumento da população indígena e não ocorra a criação de uma reserva indígena, em virtude da demarcação de terra.

Os agricultores também promoveram um “tratoraço” na tarde de ontem, que oficializou a mobilização, que iniciou na última sexta-feira, quando os moradores de Santa Helena Velha montaram uma barricada próximo a unidade do IAPAR, a fim de vigiar e coibir o ingresso de novos povos indígenas.

A principal preocupação dos agricultores é que ocorra invasões ou ocupações de índios no município, como ocorreu nos últimos dias na região. Amilton Noro, produtor rural em Santa Helena Velha a 54 anos, destaca que não há motivos para a criação de uma reserva indígena no local e ressaltou a força da agricultura no município.

Um dos líderes da mobilização, morador da localidade de Santa Helena Velha, Alvaro Bortolini, destaca que a classe está se organizando e de forma alguma irão aceitar a demarcação de áreas indígenas no município.

Tecnologia e desenvolvimento