Você está em: Página Inicial > Educação
Atividades culturais e de conscientização envolvem mulheres de São Miguelzinho no 'Sábado Rosa'
Por Assessoria | Postado em: 08/10/2019 - 08:36

Dezenas de mulheres se concentraram no prédio da Pastoral da Criança de São Miguelzinho na tarde do último sábado (05) em uma atividade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero.

 

A organização foi da Unidade Básica de Saúde da localidade que, além de promover as atrações culturais, arrecadou brindes que foram sorteados entre as participantes.

 

Programação

 

A abertura do evento foi realizada pela Enfermeira da UBS Cleusinei Santos da Luz e também pela Secretária de Saúde, Marly Regina Maçaneiro e o prefeito Zado. Na primeira parte teve uma fala sobre os cuidados necessários para identificar um possível Câncer de Mama, e na sequência, um teatro voltado à espiritualidade. Posteriormente iniciaram as apresentações culturais com músicas, humor e atividades de movimento e para encerrar, houve o sorteio de brindes entre as mulheres.

 

O prefeito Zado participou do evento e aproveitou para anunciar o projeto Santa Helena Saudável que vem na mesma linha do Outubro Rosa, servindo como ferramenta de prevenção em saúde: "Queremos melhorar os índices corporais da população para que nossos munícipes  tenham mais qualidade de vida e conscientizem-se sobre a importância de manter hábitos saudáveis, pois tendo uma rotina mais regrada, com cuidados alimentares e a prática de exercícios físicos, temos menos chances de adoecer," explicou.

 

A secretária Marly explica que estas atividades irão ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde e, no próximo sábado, será a vez de São Roque: "Convidamos a todas as mulheres para aproveitar esse período para agendar o seus exames e também participar das atividades de conscientização sobre tema que são promovidas pelas unidades," afirma a gestora.

 

Além dos eventos pontuais, todas as UBS's do Município estão envolvidas no Outubro no Rosa agendando exames preventivos e atendendo em horário estendido durante o mês.

Tecnologia e desenvolvimento