Você está em: Página Inicial > Saúde
Campanha Agosto Azul incentiva homens a cuidarem da saúde
Por Assessoria | Postado em: 10/08/2019 - 08:53

Mais Imagens

Com o tema "Homem, respeite a sua Saúde e viva melhor", a campanha nacional do Agosto Azul tem como objetivo a realização de ações para incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem. Em Santa Helena, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão à disposição para o agendamento de consultas, realização de exames e orientações.

 

"As nossas equipes estão preparadas para atender em todos os casos, desde uma simples aferição de pressão até consultas e realização de exames" destacou a secretária municipal de Saúde, Marly Regina Maçaneiro. "A partir da próxima segunda-feira (12) as UBS também vão realizar agendamentos em horários alternativos, para auxiliar os homens que não podem comparecer por conta de seu trabalho" destacou a secretária.

 

Para os homens com mais de 40 anos ou com suspeita da doença, está disponível o exame para detecção do câncer de próstata. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer mais comum entre os homens no Brasil é o de próstata. Ele representa cerca de 30% do total de cânceres.

 

O exame da tuberculose também está disponível. O diagnóstico pode ser realizado em qualquer UBS e a pessoa que apresentar os sintomas deve procurar o médico ou o enfermeiro e solicitar o exame. Os sintomas são tosse seca ou produtiva por 3 semanas ou mais, sudorese, fraqueza, emagrecimento e cansaço.

 

AÇÕES - A UBS de São Clemente já está promovendo ações educativas, assim como as demais. Foi realizada uma palestra para o grupo de hipertensos e diabéticos com orientações sobre câncer de próstata e outras doenças.

Tecnologia e desenvolvimento