Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Santa Helena tem início hoje (18)
Por Assessoria | Postado em: 18/05/2018 - 08:54

A data 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em memória a uma menina capixaba que foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada.

O tema no município de Santa Helena será desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e Cultura que executarão várias ações durante o mês de maio.

Nesta quarta-feira (16) durante capacitação com os profissionais de saúde, a técnica do CREAS, Marcia Opermann, palestrou sobre o tema, com objetivo de padronizar a linguagem ao abordar o público alvo e prestar um atendimento adequado quando um paciente for vítima ou a família procurar uma Unidade Básica de Saúde.

A partir desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social promove capacitação para os alunos do curso de formação de docentes do Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco.

"O principal objetivo é capacitar os alunos para a identificação, manejo e encaminhamento das situações de violência com ênfase principalmente na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Então, precisamos sensibilizar esses alunos que serão futuros professores, sobre o abuso sexual e as múltiplas faces e interfaces com os crimes cibernéticos também", destaca a coordenadora do CREAS, Gladis Hansen".

O tema será levado paras as escolas da pré-escola ao 3º ano pelos professores regentes e aos alunos dos 4º e 5º anos pelas Agentes Comunitárias de saúde e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Jhulie Facciochi, o ambiente escolar favorece às crianças a falarem, porque possui um contato diário com os professores.

"Eles acabam tendo coragem de se abrir, de conversar e apresentar algo que esteja acontecendo e que não é o correto. E é nossa obrigação divulgar e orientá-los também e nos colocar à disposição em ajudar sempre que for necessário", ressalta a secretária Jhulie Facciochi.

A campanha será estendida aos motoristas do Porto Internacional de Santa Helena solicitando o apoio, visto que a maioria dos abusos acontecem nas rodovias nacionais, e eles podem estar percebendo e denunciando esses abusos.

No município, somente este ano, foram registrados 15 casos de suspeita de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

A coordenadora do CREAS orienta as pessoas sempre que percebido um caso de abuso, denunciar o fato entrando em contato com o disque 100, no Conselho Tutelar ou no CREAS através do (45) 3268- 8279 ou qualquer órgão de proteção à criança.

Tecnologia e desenvolvimento