Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Cobra desaparecida há duas semanas em prédio de Águas Claras é encontrada na rua
Morador que domesticava animal não tinha autorização e assinou termo circunstanciado. Cobra será reabilitada pelo Ibama para voltar à natureza.
Por G1 | Postado em: 16/10/2018 - 07:40

Mais Imagens

A jiboia arco-íris que estava desaparecida há duas semanas dentro de um prédio em Águas Claras, no Distrito Federal, foi encontrada por volta das 21h desta segunda-feira (15). Ao contrário do que a Polícia Ambiental esperava, porém, ela foi vista no meio da rua.

Quem a encontrou foi um morador, que deu de cara com ela quando foi cruzar a rua. No último sábado (13), a polícia havia instalado armadilhas em 14 apartamentos, exatamente nas saídas da tubulação por onde a jiboia teria fugido.

O animal era criado solto pelo morador do 28º andar e teria passado pelo buraco de uma tomada aberta durante a reforma do apartamento. Ele confessou à Polícia Ambiental que ganhou a cobra de presente da namorada e não tinha autorização para domesticá-la.

O "dono" assinou um termo circunstanciado e a jiboia foi levada ao Batalhão de Polícia Ambiental, dentro do Parque de Águas Claras. De lá, a cobra seria levada ao Centro de Triagem do Ibama para será reabilitada à natureza.

"Esse termo vai ser enviado ao Minsitério Público que vai chamá-lo para saber o porque que ele tinha em depósito um animal silvestre que deveria estar na natureza", explicou o major Souza Júnior.

"Lá, vai ser decidido se ele cumpre a pena, que varia de três meses a um ano. Normalmente é convertida em trabalhos comunitários e pode ser culminado a ele a pena de multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil."

As expectativas com relação ao tamanho da cobra também acabaram frustradas. "Eu peguei com a mão mesmo. Super dócil. Nunca ameaçou ninguém, não fez nada", disse o subsíndico Marcos Oliveira.

 

"Muito mansinha."

 

A cobra tem um 1,5 metro de comprimento, um ano e meio de idade, e cor mesclada de preto com marrom. Segundo a Polícia Ambiental, ela não é venenosa, mas é capaz de matar por constricção, esmagando a vítima.

A jiboia apareceu pela primeira vez no 23º andar, dentro do armário do estudante Marcus Vinicius Vinicius . Ele disse que ouviu um barulho e chamou a mãe. Ao tentar descobrir o que era, ela abriu a porta e deu de cara com a cobra.

 

"A cobra era gigante. Apareceu e sumiu em seguida."
Segundo a moradora, a família mal conseguiu dormir depois disso. Quando amanheceu, ela pediu ao porteiro que interfonasse para todos os apartamentos avisando que uma cobra havia aparecido e depois desaparecido.
Tecnologia e desenvolvimento