Você está em: Página Inicial > Saúde
Comitê da Dengue discute estratégias para o combate ao mosquito Aedes aegypti. EPI’s são entregues aos Agentes de Endemias
Por Assessoria | Postado em: 22/11/2018 - 10:35

Na tarde desta quarta-feira (21), o Comitê Municipal de Acompanhamento do Programa Nacional de Controle da Dengue em Santa Helena, promoveu um encontro com o objetivo de discutir e traçar novas estratégias, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Com a chegada do verão, o clima é propício para a proliferação do mosquito da dengue, aumentando a preocupação dos agentes de saúde. O último boletim do Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa) no município, apontou um crescimento do índice larval, chegando à 3,5%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é apenas 1%.

Os trabalhos em Santa Helena estão sendo intensificados pelos Agentes Comunitários de Endemias - ACE e, o município busca dar suporte as atividades de combate à dengue. Para tanto, foram entregues aos agentes de endemias novos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, como luvas, botas, calças, camisetas, bonés árabes e um Tablet que dará suporte no controle dos trabalhos. Nos próximos dias, o setor de Endemias receberá equipamentos para a formação de um laboratório, dando suporte em pesquisas e estudos.

Conforme a secretária de Saúde, Marly Regina Maçaneiro, a Administração Municipal busca dar todas as condições adequadas aos servidores ao desenvolverem suas atividades, principalmente aos que exercem suas funções na área de saúde. “O município realmente busca dar todas as condições de trabalhos aos nossos agentes de endemias, tanto da cidade como do interior e aproveitamos a oportunidade do encontro do comitê, para realizar a entrega dos equipamentos”, comenta a secretária.

O dia 30 de Novembro é o Dia Nacional de Combate a Dengue e Santa Helena fará o dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, quando diversas ações estarão sendo promovidas em todo o município e principalmente buscando orientar a população quanto aos cuidados no combate ao mosquito da dengue.

Estiveram presentes no encontro, representantes do Lions Clube, Rotary Clube, servidores das demais secretarias municipais, todos membros do Comitê Municipal de Acompanhamento de Controle da Dengue em Santa Helena.

Tecnologia e desenvolvimento