Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Copatti reúne secretariado para discutir ações de combate à dengue
Diretora da 20ª Regional de Saúde e e equipe estiveram presentes na reunião
Por Assessoria | Postado em: 10/01/2018 - 08:30

Mais Imagens

A primeira reunião do ano convocada pelo prefeito Airton Antonio Copatti com os secretários municipais na manhã desta terça-feira (9) tratou de uma pauta específica, as ações de combate e controle ao mosquito Aedes Aegypti, após o primeiro índice larval realizado na semana passada apresentar o resultado de 15,3%. Um índice alto, porém, aguardado pela equipe de Endemias do município e pela 20ª Regional de Saúde, devido as condições climáticas típicas do ano.

Durante a reunião, esteve presente a diretora da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell e equipe, que veio com o objetivo de orientar e preparar o município nas estratégias mais eficazes.

A secretária Municipal de Saúde, Luisa Soalheiro, anunciou que foi traçado um plano de enfrentamento e combate ao mosquito constituído de várias medidas, incluindo o Comitê Municipal de Combate à Dengue que estará se reunindo para realizar novas ações, além dos órgãos governamentais e integrantes da sociedade civil organizada.

“Nós estamos solicitando a contratação de mais pessoal para que organize um grande arrastão dentro do município, também solicitamos a Regional de Saúde a autorização para em alguns pontos estratégicos utilizar o produto químico que nós devemos lembrar que deve ser usado somente com critérios, (não é ele que vai resolver e sim a eliminação dos focos de água parada). Também o prefeito municipal juntamente com sua equipe jurídica estará estudando as leis municipais que colocam em prática multar aqueles munícipes que são reincidentes e não cuidam do seu lote e acabam deixando focos de dengue; faremos também um monitoramento dos casos notificados e suspeitos, além de um plano de contingência para que haja já uma estratégia pronta, caso ocorra algum caso de dengue”.

Cada um fazendo sua parte

Assim como no ano de 2017, a administração municipal reuniu todos os órgãos para tratar de um plano de enfrentamento e combate ao Aedes Aegypti, que transmite as três doenças: dengue, Zika-vírus e a febre Chikungunya, em 2018 não será diferente, diante dos volumes de chuva e altas temperaturas, que elevaram o índice LIRAa.

“Isso nos traz um sinal de alerta, nós precisamos fazer sim a nossa parte, a administração como tem feito, mas precisamos muito da colaboração de toda a população. Nós precisamos eliminar todo e qualquer foco de água parada nos nossos quintais, no nosso comércio e nos prédios públicos”, reitera a secretária.

O prefeito Copatti afirmou que o índice é alto e que o momento é de agir de forma conjunta, onde cada um deve continuar fazendo sua parte, vistoriando seu terreno e eliminando possíveis criadouros de focos de dengue.

“Pedimos a população para ficar alerta e assim como em 2017, com a somatória dos esforços conseguimos ter poucos casos confirmados, sendo 9 no total, esperamos que possamos evitar que em 2018 haja a proliferação do Aedes, sem causar danos maiores a saúde de nossa população", frisou Copatti.

Tecnologia e desenvolvimento