Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Educadores ambientais de 29 municípios se reúnem em Santa Helena para debater ações regionais
Por Assessoria Lindeiros | Postado em: 12/05/2018 - 07:55

Mais Imagens

Educadores ambientais dos 29 municípios da Bacia do Paraná-3 (BP-3), se reuniram nesta sexta-feira (11) em Santa Helena para a segunda reunião de alinhamento para ações regionais. A finalização do convênio com a Itaipu e os procedimentos para nova pactuação, com ampliação das ações para 54 municípios, também estão na pauta abordada na reunião.

Dentre os assuntos, em destaque esteve o andamento das atividades do projeto Saúde Integrativa, oficinas de educação ambiental nas microbacias, avaliação da Ação Integrada do Dia Mundial da Água, participação no Fórum Mundial do Dia da Água, definição de ação para a Semana do Meio Ambiente, além de serem definidas outras agendas e encaminhamentos.

O organograma, simplificado, é composto pela organização conjunta a nível regional, compreendendo os municípios da BP3, e, este conjunto congrega os coletivos municipais, segundo a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton.

Diversas ações são desenvolvidas nos municípios com vistas à conscientização a respeito da preservação, manutenção e recuperação das condições ambientais. Além de estudantes e jovens, diferentes públicos são impactados com o trabalho, conforme o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.

A validação dos processos construídos de forma participativa esteve em pauta. O convênio será encerrado em junho e, por tal motivo a necessidade de análise e avaliação do trabalho.

A inovação do atual convênio centrou-se nas questões de cultura, com valorização do patrimônio histórico com resgate de projetos e fomento a ações socioambientais.

Um dos itens é o projeto Saúde Integrativa, que terá a finalização em Santa Helena no dia 22 de maio. O foco é a salutogênese, que destaca, diretamente o estilo de vida na busca pela manutenção da saúde, segundo Mauri Schneider.

O programa de educação ambiental deve continuar nos 29 municípios da BP-3 como forma de manutenção e ampliação das ações e atividades.

Tecnologia e desenvolvimento