Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Expedição “Viramundo” será levado as escolas de Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 20/11/2018 - 16:58

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com o Departamento de Cultura, traz para Santa Helena, a expedição “Viramundo”, e será levada até as escolas municipais, envolvendo alunos, professores e funcionários.

A Expedição é um projeto de narração/contação de histórias itinerante, que tem como objetivo possibilitar o acesso irrestrito de crianças, jovens e adultos à leitura, à literatura e à cultura oral. Inspirado nos contadores e contadoras de histórias tradicionais, na literatura oral brasileira e no teatro mambembe, “Viramundo”, o contador de histórias, recria e revisita por meio das narrativas, o imaginário coletivo popular brasileiro, resgatando histórias, lendas, mitos contados e recontados pelo nosso povo há várias gerações.

Formado em Letras Língua Portuguesa/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Leomir Bruch dá vida ao personagem “Viramundo”.

A expedição acontecerá de 21 a 23 de Novembro em Santa Helena. Nesta quarta-feira (21) o projeto será levado as escolas dos distritos de Esquina Céu Azul, Vila Celeste, São Roque e Moreninha.

Na quinta-feira (22), a expedição irá passar peles escolas dos distritos de Sub-Sede e São Clemente e na sexta-feira (23), todas as escolas do cidade recebem o projeto.

Conforme Clayton Pavan, diretor de Cultura, o objetivo do projeto é oportunizar as crianças, jovens e adultos a entrarem no mundo da leitura. “Esse projeto itinerante já rodou por várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e nesta semana chega a Santa Helena, uma oportunidade de toda a comunidade escolar participar”, comenta Pavan.

Tecnologia e desenvolvimento