Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Falta de chuvas antecipa colheita da soja no Paraná
Previsão do Deral era que safra começasse a ser colhida em 20 de janeiro, mas 5% de toda a área plantada do Oeste já foi colhida
Por G1 | Postado em: 04/01/2019 - 07:35

A escassez de chuvas nos meses de novembro e dezembro fez com que a colheita de soja no Paraná tenha sido antecipada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) do estado.

A previsão inicial do departamento era de que a safra de verão começasse a ser colhida a partir de 20 de janeiro, mas 5% dos 561 mil hectares de soja plantados no Oeste do Paraná já foram colhidos duas semanas antes do previsto.

Segundo o técnico do Deral Jovelino José Pértille, a falta de umidade é um problema pra lavoura. "Há falta de produtividade e qualidade no grão colhido", firmou.

Em algumas regiões, a produtividade está próxima dos 1 mil quilos por hectare - quando o normal é que seja superior a 3 mil quilos por hectare.

O último levantamento do Deral, de dezembro, previa uma quebra de 8% na safra, mas a tendência é que este índice seja revisto para cima.

"De lá para cá as coisas piorara. Os produtores não estão conseguindo colher o suficiente para pagar o óleo das máquinas agrícolas", afirmou Pértille.

 

Tecnologia e desenvolvimento