focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Política
Governo prorroga situação de calamidade pública por mais seis meses
Decreto assinado nesta terça-feira foi enviado à Assembleia Legislativa. Medida, que flexibiliza questões orçamentárias e administrativas para garantir recursos ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, foi tomada em função do crescimento dos casos e ó
Por AEN | Postado em: 16/12/2020 - 07:29

O Governo do Estado prorrogou por mais seis meses o prazo de vigência do Decreto Estadual 4.319, publicado em março, que declarou estado de calamidade pública para enfrentamento e resposta à pandemia do novo coronavírus e terminaria no dia 31 de dezembro. Nesta terça-feira (15) foi  encaminhado à Assembleia Legislativa o decreto 6.543, que trata da prorrogação, para que seja homologado pelos deputados. 

O instrumento jurídico chamado de Estado de Calamidade Pública flexibiliza questões orçamentárias e administrativas para assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias como a Saúde. Dessa forma, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A prorrogação também permite a continuidade de diversos contratos emergenciais firmados, principalmente, pela Secretaria da Saúde, para viabilizar medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, que teriam de ser encerrados com o fim da vigência do estado de calamidade pública. 

Em mensagem enviada ao Legislativo, o governo explica que a medida é necessária em função do crescimento dos casos da doença. O Paraná registra nesta terça-feira um acumulado de 336.825 casos confirmados e 6.859  óbitos, desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 2.458 casos e 116 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. 

Monitoramento feito pela Secretaria da Saúde indica que a média móvel de casos e de óbitos em todas as regiões do Estado encontra-se em patamares muito elevados, evidenciando a aceleração da circulação viral. 

 O decreto estadual entra em vigor assim que for aprovado pela Assembleia Legislativa

Últimas Notícias
Política 17 Dez às 07:08
Ratinho Junior se reuniu com a ministra da Agricultura, equipe do Ministério da Infraestrutura e o governador do Mato Grosso do Sul e apresentou a evolução dos estudos da ferrovia. Os governadores pediram apoio do governo federal para agilizar questões bu
Política 17 Dez às 06:52
Proposta do Orçamento de 2021 segue para sanção presidencial
Política 10 Dez às 07:33
E fica determinado o cancelamento de solenidade presencial ou virtual de diplomação aos candidatos eleitos
Política 27 Set às 06:12
Mais de 700 mil candidatos devem concorrer a prefeito e vereador
Política 10 Set às 13:30
Na convenção foram confirmados também os nomes dos candidatos a vereadores (a).
Política 10 Set às 07:38
Maior parte dos recursos será aplicada na modernização de rodovias. Investimentos aceleram o planejamento de tornar o Paraná um hub logístico na América do Sul. Valor foi liberado pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Política 08 Set às 21:28
A boa relação institucional entre a Itaipu e o Estado do Paraná segue uma diretriz do governo federal. É o maior pacote de investimento integrado da história.
Política 17 Abr às 19:14
Nelson Teich substitui Luiz Henrique Mandetta
Política 12 Mar às 06:46
Teto do benefício passará a meio salário mínimo de renda per capita
Política 20 Fev às 06:38
Primeira reunião da comissão ocorrerá logo após o carnaval
Tecnologia e desenvolvimento