focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Horário de verão vai acabar; saiba a data para ajustar seus relógios
Por causa da mudança, fim de semana ficará um pouco mais longo
Por Gazeta do Povo | Postado em: 13/02/2018 - 09:24

O próximo final de semana vai ser um pouco mais longo em 10 estados do país e no Distrito Federal. Termina à zero hora do próximo domingo (18) o horário de verão e, com isso, os moradores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão de atrasar os seus relógios em uma hora.

 

Na prática, isso faz com que o sábado ganhe uma hora a mais. Dessa forma, os relógios desses estados voltam a ficar sincronizados com as demais regiões do país que seguem o fuso horário de Brasília.

 

Amada por muitos e odiada por outros tantos, a mudança atual no horário está em vigência desde o último dia 15 de outubro e é uma determinação federal feita para economizar energia. Com ela, o Ministério de Minas e Energia reduz o consumo em boa parte do território nacional nos horários de pico, evitando o uso de usinas térmicas. Em 2016, o horário de verão resultou uma economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos.

Menos tempo em 2018

Para quem não suporta a mudança no relógio, a boa notícia é que o horário de verão vai passar por alterações em 2018. Um decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) diminuiu a duração do horário de verão em duas semanas já a partir deste ano.

Assim, ao invés de começar na terceira semana de outubro, o período vai começar no primeiro domingo de novembro — ou seja, pode se preparar para atrasar seu relógio no próximo dia 4 de novembro. 

A mudança foi feita para impedir que a diferença de horários no Brasil afete o segundo turno das eleições, que acontece no último fim de semana de outubro. Em 2014, por exemplo, o horário de verão atrasou em duas horas o início da divulgação dos resultados do segundo turno da eleição presidencial, uma vez que os números só puderam se tornar públicos depois que as urnas foram fechadas às 17 horas do Acre – às 20 horas pelo horário de Brasília.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Fev às 08:25
As incrições para as vagas ofertadas devem ser feitas na página da universidade, na internet, na opção “Futuros Alunos”
Cotidiano 24 Fev às 08:15
Foram recolhidos pneus, latinhas, plásticos como garrafas pet, recipientes de óleo e veneno agropecuário, entre outros materiais
Cotidiano 24 Fev às 08:05
As rodadas de negócios é um método utilizado pelo Sebrae para estimular as pequenas empresas a conquistarem mercado
Cotidiano 24 Fev às 08:00
Na pauta esteve a avaliação das ações de 2017, cronograma das atividades de 2018
Cotidiano 24 Fev às 07:47
Programa contribui para fortalecimento e expansão do comércio
Cotidiano 23 Fev às 09:28
Sesp informou que planeja ações em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal
Cotidiano 23 Fev às 08:02
A super creche abriu as portas segunda-feira, quando iniciou as aulas na rede municipal de ensino, e vai atender 188 crianças do município
Cotidiano 23 Fev às 07:47
As estrada beneficiarão os agricultores que moram naquela localidade, Inácio Schneider, Lisandro Junges e Erno Frihling
Cotidiano 22 Fev às 09:28
A obra possui área total de 1.510.23 m²
Cotidiano 22 Fev às 09:25
Na modalidade aperfeiçoamento, as aulas começam no dia 5 de março
Tecnologia e desenvolvimento