Você está em: Página Inicial > Saúde
Índice de proliferação do Mosquito da Dengue sobe e município fará arrastão de limpeza
Por Assessoria | Postado em: 14/01/2019 - 07:08

O primeiro levantamento de larvas do mosquito Aedes Aegytpi que transmite a Dengue e outras doenças do gênero colocou o município em alerta pois a coleta realizada neste mês apontou que o índice de larvas encontradas aumentou de 3,6% para 12,4% numa comparação entre dezembro e janeiro. As vistorias efetuadas pelos Agentes de Endemias ocorreram em cerca de 500 imóveis do perímetro urbano e o bairro com maior infestação é o Cidade Alta.
Imediatamente os responsáveis da secretaria de Saúde se reuniram e, em parceria com as demais secretarias, estão mobilizando diversos segmentos para um arrastão que acontecerá nesta semana e a determinação é que os moradores coloquem todos os entulhos e inservíveis nos canteiros para que os agentes façam a recolha e a correta destinação.
Além deste mutirão de limpeza organizado para conter essa proliferação instantânea, todas as semanas o caminhão de recolha dos materiais recicláveis passa pelas residências e é importante que a população siga o cronograma e deposite nos canteiros o lixo reciclável.
A secretária de Saúde Marly Regina Maçaneiro, faz um apelo para que todos os santa-helenenses sigam as instruções e limpem os terrenos a fim de que a situação seja normalizada novamente: “Estamos mobilizados para combater a proliferação do Aedes Aegypti e contamos com a colaboração de todos para, na próxima semana, efetuar uma limpeza geral nos terrenos, calhas, plantas, enfim, tudo que possa acumular água, pois os caminhões irão passar por toda a cidade para recolher os objetos e também entulhos e materiais inservíveis,” afirma Marly Regina.
Estima-se que a combinação quase que diária de precipitações climáticas seguidas de calor intenso seja um fator determinante para a reprodução acelerada do mosquito, porém os cuidados para que isso não aconteça são os que todos já conhecem.

Tecnologia e desenvolvimento