focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Infraestrutura trabalha na instalação de poços para amenizar falta d´'água
Por Assessoria | Postado em: 22/10/2019 - 09:57

A secretaria de Infraestrutura, através do departamento de Abastecimento está instalando novos poços artesianos em comunidades rurais para solucionar alguns problemas de falta d´água principalmente no final das redes em locais mais altos.

 

Na última semana, por exemplo, o trabalho aconteceu em Nova Esperança onde a comunidade dependia de um poço instalado em uma propriedade privada e agora, com a nova fonte de água, instalada em terreno do Município, além de não haver mais esse impasse, existe mais pressão e vasão no fornecimento para atender cerca de 30 famílias que enfrentavam problemas com o fornecimento. O equipamento fornece 30 mil litros de água por hora.

 

Nos próximos dias, outros três poços serão instalados contemplando as comunidades de São Vicente Chico, Linha Dona Oliva e Aparecida para, da mesma forma atender os pedidos dos moradores que nesta época registram falta d´'água.

 

Mais Poços

 

Além deste serviço de instalação que está sendo efetuado pelo próprio Departamento, a prefeitura irá licitar empresa de perfuração de poços para atender as propriedades rurais que se enquadram na Lei de Incentivo que já foi aprovada e, estes trabalhos deverão começar ainda este ano.

 

Conscientização da população

 

Segundo o Eletricista do Departamento de Abastecimento, Mauro Dotto que há muitos anos atua na instalação e reparos de poços artesianos, é um período muito difícil para o fornecimento de água no interior, uma vez que antes da chuva do início da semana, foram cerca de quatro meses de estiagem e com isso, o nível dos lençóis freáticos baixou e, consequentemente, também a vasão dos poços.

 

Outro agravante, é o consumo nas propriedades que é bem maior em períodos de seca e temperaturas elevadas: "Foi um momento crítico para todos mas graças ao esforço do Município, trabalhando com caminhões pipa, equipes de manutenção e instalação de novos poços, conseguimos atender os produtores gradativamente, mas precisamos da cooperação da população para evitar o desperdício," disse Dotto.

 

O que não é recomendado em períodos de seca

 

- Regar plantas sem necessidade

- Regar pastagens e lavouras

- Repor água em açudes

- Lavar calçadas, carros e equipamentos agrícolas

- Lavar telhados

Tecnologia e desenvolvimento