focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Economia
Ministro da Economia diz que reforma deve ter tributos alternativos
Meta é compensar desoneração da folha de pagamentos
Por EBC | Postado em: 24/09/2020 - 09:29

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (23), em Brasília, que o país precisa de um programa de “substituição tributária” e de “tributos alternativos” para compensar a desoneração da folha de pagamento, que, opinou, é necessária para a criação de empregos e renda para a população. Ele afirmou que essa é a prioridade do governo na retomada do crescimento “com responsabilidade fiscal”.

“Descobrimos 38 milhões de brasileiros que eram os invisíveis, temos que ajudar essa turma a ser reincorporada ao mercado de trabalho, então temos que desonerar a folha, por isso que a gente precisa de tributos alternativos para desonerar a folha e ajudar a criar empregos”, disse o ministro, sobre os beneficiários do auxílio emergencial, pago pelo governo aos mais vulneráveis durante a pandemia de covid-19.

Guedes e o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), deram declarações à imprensa após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, para discutir a reforma tributária. 

Renda mínima social em análise

De acordo com Barros, a equipe econômica está construindo um texto de reforma tributária que deve ser encaminhado na semana que vem à comissão mista que analisa o tema, após ser submetido aos líderes partidários.

Além disso, segundo o parlamentar, durante a reunião, foram avaliadas as alternativas para o financiamento do programa de renda mínima social, a ser definido na proposta do novo pacto federativo, que está em tramitação no Senado, sendo construído pelo relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Barros reafirmou o compromisso com o teto de gastos e o rigor fiscal. “Nenhuma proposta que será encaminhada vai tratar dessa questão [aumento da carga tributária]. Estamos buscando - dentro do orçamento - recursos para poder avançar nos programas e, se houver a necessidade, faremos uma substituição de tributação”, finalizou Barros.

Últimas Notícias
Economia 19 Nov às 22:03
Na palestra “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura do Paraná”, Norberto Ortigara apresentou as ações da Secretaria da Agricultura e suas vinculadas. Segundo ele, ao introduzir novidades no ambiente produtivo que resultem em melhorias na qualidade ou
Economia 16 Nov às 22:02
Sistema completa um ano com 7 bilhões de transferências instantâneas
Economia 15 Nov às 20:52
Bolsonaro participou hoje de solenidade do Dia do Brasil
Economia 15 Nov às 20:34
Crescimento está garantido ao longo dos próximos anos, diz Guedes
Economia 22 Out às 15:37
Crédito será depositado no dia 29 de outubro
Economia 18 Out às 15:22
Destes, 1.876 postos de trabalho estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana. A regional de Paranavaí é um dos destaques no Interior, com 942 vagas abertas. Destas, 331 são para operador de telemarketing.
Economia 14 Out às 16:01
Segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, apenas para esta população, conjunto de 22 países de maioria árabe no Oriente Médio e Norte da África, o Estado exportou US$ 618,172 milhões em carne bovina e frango halal de janeiro a setembro de 2021
Economia 01 Out às 14:31
Reunião ocorreu esta manhã no Palácio da Alvorada
Economia 29 Set às 14:50
Dívida bruta atinge 82,7% do PIB, diz Banco Central
Economia 29 Set às 14:46
Com a criação de 21.973 postos de trabalho formais, o Estado teve o melhor saldo em agosto na região Sul e o quarto melhor resultado do País no último mês. Dos 399 municípios paranaenses, 308 tiveram números positivos na geração de empregos em agosto, 77%
Tecnologia e desenvolvimento