Você está em: Página Inicial > Saúde
Município pretende imunizar todas as crianças contra o Sarampo
Por Assessoria | Postado em: 09/10/2019 - 06:55

Iniciou ontem em Santa Helena a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, seguindo determinação do Ministério da Saúde e com objetivo de imunizar o público alvo contra a doença.

 

A ação é da Secretaria Municipal de Saúde que mobilizou todas as Unidades Básicas para proceder a vacinação que será feita em duas etapas. Primeiramente, estão sendo convocadas as crianças com idade entre seis meses até cinco anos por se tratar de uma classe mais suscetível ao contágio da doença e também os profissionais de saúde.

 

No dia 19, acontecerá o chamado dia D de vacinação quando as UBS's terão horário diferenciado para atender os pais que não conseguem levar os filhos em horário de expediente e, na oportunidade também será ofertado o exame preventivo do Colo do Útero uma vez que o Município também promove neste mês, a campanha Outubro Rosa. A atuação se estende ainda mais neste dia com a disponibilização de testes rápidos como Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

 

Segunda etapa

 

De 18 a 30 de novembro, o público alvo da vacinação contra o Sarampo serão os adultos de 20 a 29 anos que receberam apenas uma dose da vacina tendo em vista a incidência de casos nesta faixa etária.

 

Conforme a técnica da Vigilância Epidemiológica e Coordenadora da Atenção Básica, Rosângela Disarz, o Paraná possui dezenas de casos confirmados, especialmente em Curitiba e como o fluxo de pessoas de Santa Helena até a capital é intenso, é importante a vacinação contra a  doença: "O chamamento é para os pais ou responsáveis levarem os filhos até a UBS mais próxima para receberem a vacina e também aos profissionais de saúde que não deixem de imunizar-se pois é a única maneira de se prevenir contra esta doença que está presente em nosso Estado," explica.

 

Em novembro o dia de intensificação da vacinação será 30, também num sábado.

Tecnologia e desenvolvimento