Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Outono deve trazer chuvas e temperaturas pouco acima da média
Por IAPAR/SIMEPAR | Postado em: 20/03/2019 - 09:36

O outono começa às 18h58 desta quarta-feira (20) e as avaliações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontam para um período pouco mais chuvoso do que a Normal – os especialistas denominam assim o valor médio de chuvas e temperaturas registradas em três décadas consecutivas.

No campo, o milho safrinha não deve enfrentar problemas hídricos e ter bom desenvolvimento, segundo a agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Heverly Morais. Mas o frio pode causar problemas. “Dependendo do estágio das lavouras e da intensidade das massas polares, há risco de prejuízos por geadas”, ela explica.


A pesquisadora acrescenta que as lavouras de milho ficam mais sujeitas a danos por geadas na fase de floração e início da frutificação – grãos leitosos. “Quanto mais cedo o milho segunda safra é semeado, menor o risco”, observa Heverly.

Também os cafeicultores devem ficar atentos aos alertas emitidos pelo IAPAR e Simepar e adotar medidas de proteção das lavouras novas e mudas em viveiros. 

Para o trigo, a expectativa é que não haja desenvolvimento normal, pois não haverá impedimento térmico e hídrico para a cultura.

Extremamente sensíveis às baixas temperaturas, as hortaliças em geral devem ser protegidas, caso haja previsão de geadas. 

EXPECTATIVA – Segundo o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar, o outono paranaense se caracteriza pela diminuição gradativa do volume de chuvas. “No primeiro mês, é esperado um comportamento com resquícios do verão, podendo ocorrer chuvas abundantes”, explica.

Mas à medida que a estação avança, as massas de ar polar que atingem o Sul do Brasil costumam ser mais estáveis, e a situação passa a ser de menos nuvens e pouca chuva. “Dados meteorológicos indicam 50% a 55% de probabilidade de persistência do fenômeno climático El Niño de fraca intensidade”, conta Duquia.

O modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere chuvas acima da Normal climatológica na Região Sul. No Paraná, as condições analisadas e previstas pelo Simepar indicam que o outono será um pouco mais chuvoso do que a Normal.

Já as temperaturas devem seguir a tendência de normalidade, situando-se na média e ligeiramente acima da média. Previsões detalhadas para regiões e municípios paranaenses estão disponíveis no endereço www.simepar.br.
 
O outono termina às 12h54 do dia 21 de junho.
Tecnologia e desenvolvimento