Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Parceria possibilita oferta de cursos gratuitos em tecnologia para jovens na região
Por Assessoria | Postado em: 22/03/2018 - 11:14

Uma parceria firmada entre o Núcleo de Inovação de Toledo, Administração Municipal e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), possibilitará a oferta de cursos para jovens beneficiários de programas sócias do município. A expectativa é que as aulas iniciem a partir do segundo semestre de 2018. O projeto está em fase de estruturação e definição de detalhes, conforme o coordenador do Núcleo de Inovação de Toledo, Marcio Pinheiro.

Os cursos compreendem a área de tecnologia com criação de sistemas, principalmente para web. Dentre os objetivos está a inserção dos jovens em um universo com alta demanda de mão de obra e com mercado em expansão constante, a tecnologia da informação e comunicação (TIC).

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Toledo, Paulo Almeida, ressalta que a parceria foi firmada a partir de demanda do poder público, levada até o Núcleo de Inovação de Toledo, ligado à Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT) e à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Aulas

Discutida e aprovada, a proposta foi apresentada a direção da UTFPR e aceita como forma de estímulo aos jovens seguirem carreira nas áreas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. As aulas serão ministradas na própria estrutura da universidade, por professores da UTFPR, com suporte da base de conhecimento geral. Os cursos serão ofertados gratuitamente.

Soluções multilaterais

Márcio Pinheiro ressalta que, a união de esforços representa o atendimento à demanda da própria juventude em busca de conhecimento e o fomento ao setor que requer mão de obra especializada.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida, chama a atenção para a necessidade de profissionalização dos jovens em busca do ingresso no mercado de trabalho, o que amplia as condições financeiras e sociais das famílias.

Tecnologia e desenvolvimento