focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Política
Professor Oriovisto e Flávio Arns são os novos Senadores do Paraná
Por Massa News | Postado em: 08/10/2018 - 08:31

Mais Imagens

Os candidatos Professor Oriovisto Guimarães (PODE) e Flávio Arns (REDE) foram eleitos ao cargo de Senador neste domingo (7), pelo Paraná. Os parlamentares venceram os outros 12 candidatos que concorriam ao cargo.

Na disputa eleitoral também estavam concorrendo os candidatos Alex Canziani (PTB), Beto Richa (PSDB), Compadre Luiz Adão (DC), Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL), Mirian Gonçalves (PT), Nelton Friederich (PDT), Requião (MDB), Rodrigo Reis (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSOL), Roseleine Barroso Ferreira (PATRI) e Zé Boni (PRTB).

Professor Oriovisto

Nascido na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, Oriovisto se mudou ainda criança, com sua família, para Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná. Aos 17 anos, independente da família, mudou-se para Curitiba, onde passou a dar aulas particulares de matemática. Prestou vestibular para Ciências Econômicas e Engenharia Civil, na Universidade Federal do Paraná, e foi aprovado em ambos os cursos.

Oriovisto participou de movimentos estudantis que se opunham à ditadura militar e, no auge da repressão, após 1964, chegou a ser preso e fichado na Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) como líder estudantil a ser monitorado. Foi selecionado pela Associação Universitária Interamericana (AUI) para frequentar a Universidade de Harvard, por dois meses, mas teve seu passaporte negado pelo Regime Militar da época.

Ao concluir o curso de Economia na Universidade Federal do Paraná, Oriovisto e viu que poderia ter sua própria escola e oferecer a qualidade de ensino que tanto desejava ver aplicada junto a seus alunos. Em 1972, com colegas professores, fundou o Curso Positivo, que se tornou líder em aprovação nos vestibulares e uma referência nacional em qualidade de ensino. Nos anos 80, a área educacional do Positivo chegou à educação superior com a fundação das Faculdades que se transformaram na Universidade Positivo, uma das melhores instituições de educação superior do Brasil. O Professor Oriovisto foi o primeiro reitor da Universidade, cargo que ocupou durante dez anos.

Foi também nos anos 80 que o Positivo, já considerado um grupo empresarial, fundou a Positivo Informática, que se tornou a maior indústria de computadores do Brasil. Durante 40 anos, o Professor Oriovisto Guimarães presidiu o Grupo Positivo e liderou seu crescimento e transformação em um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Atualmente, estando totalmente afastado do Grupo Positivo, assumiu um novo desafio ao se candidatar e ser eleito Senador.

Flávio Arns

Nascido em Curitiba, capital do Paraná, Flávio Arns atuou como professor do Colégio Bom Jesus e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nos anos 70. Em 1972 se formou em Letras pela PUCPR e, no ano seguinte, em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde em 1974 ingressou como professor do Setor de Educação. Em 1977, Flávio Arns concluiu o mestrado em Letras também na UFPR, ingressando na Secretaria de Estado da Educação do Paraná como Diretor do Departamento de Educação Especial em 1983, cargo que ocupou até 1990.

Em 1990, candidatou-se ao cargo de Deputado Federal, sendo eleito com 23.600 votos e assumindo o cargo no ano seguinte. Flávio Arns também foi reeleito no cargo quatro anos depois, com 42.507 votos, e mais uma vez em 1998, com 81.725 – sétimo mais votado no Paraná. Já em 2002, se candidatou ao Senado, sendo eleito com quase dois milhões de votos.

Flávio Arns ocupou o cargo até 2010, mesmo ano em que foi eleito vice-governador do Paraná, também ocupando o cargo de Secretário de Estado da Educação do Paraná, ambos até 2014. Entre 2015 e 2017, Flávio também se manteve no cargo de Secretário Especial para Assuntos Estratégicos do Paraná, retornando à UFPR como professor do Setor de Educação em 2017. Neste ano, pediu licença para concorrer e ser eleito, mais uma vez, Senador.

Últimas Notícias
Política 11 Dez às 07:07
Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"
Política 09 Dez às 09:15
Proposta foi citada durante teleconferência em evento no sábado (8). O presidente eleito disse que está preocupado com o sistema de votação.
Política 05 Dez às 07:03
PT aponta abuso de poder porque apoiador de Bolsonaro teria ameaçado demitir funcionários se eles não votassem no candidato do PSL. Fachin pediu mais tempo para estudar caso
Política 04 Dez às 07:44
Defesa do ex-presidente apresentou novo pedido após Sérgio Moro ser anunciado ministro de Jair Bolsonaro; Moro condenou Lula em 1ª instância. Petista está preso desde 7 de abril
Política 27 Nov às 09:22
Reajuste vale também para a procuradora-geral da República
Tecnologia e desenvolvimento