Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Professores participam de formação continuada sobre Bem-estar Docente
Por Assessoria | Postado em: 18/05/2018 - 09:12

Mais Imagens

Cerca de 60 professores da Rede Municipal de Ensino participam da formação continuada - Programa Bem-estar Docente – que tem como responsável a coordenadora pedagógica de Ciências, Sandra Hippler, ministrada pelo professor doutor em Educação, Adelar Sampaio.
Essa formação teve início no mês de maio e vai até dia 22 de junho.

O Programa organizado foi pensando na promoção e bem-estar do docente e foca inicialmente no processo de auxílio ao professor para que possa identificar situações no seu contexto onde exerce à docência.

A partir da identificação de estresse, pode-se prever algumas situações que possibilita o professor gerenciar melhor as situações de estresse e lidar melhor com cada evento que seja desafiador no seu contexto de trabalho.

Conforme explica Sampaio, durante os encontros são trabalhados temas específicos, como o reconhecimento de fatores que geram o mal-estar e o estresse excessivo, para desenvolver o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que de alguma forma acaba influenciando no modo de agir do professor.

"Precisamos de um nível de estresse para que possamos nos manter alerta frente há várias situações desafiadoras da vida. Agora quando esse estresse começa a ser excessivo ele pode gerar situações de descontrole e incidir em doenças que podem acometer a saúde do professor. A ideia é potencializar situações de bem-estar que o professor se encontra e prevenir para situações de mal-estar", destaca o profissional Adelar Sampaio.

Tecnologia e desenvolvimento