Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Projeto de superação sustentável desenvolvido em cooperativa de Santa Helena é avaliado positivamente
Por RGL | Postado em: 16/01/2018 - 08:09

A Cooperativa Agrofamiliar Solidária-Coofamel, recebeu ontem, em Santa Helena, técnicos do Parque Tecnológico de Itaipu-PTI, a fim de visitar a cooperativa para avaliar o desenvolvimento dos trabalhos dentro do projeto “Inclusão Social e Produtiva”, celebrado em 2014 pela Coofamel, em parceria com o PTI, Itaipu Binacional e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.

O projeto visa contribuir com a superação sustentável da pobreza. Com recursos financeiros da Itaipu e do BNDES, o programa apoia a estruturação, organização e gestão de empreendimentos coletivos, produtivos, formados por pessoas de baixa renda, seja na área urbana ou na área rural.

Desde 2014, o PTI apoia a Coofamel em Santa Helena, no fortalecimento de sua gestão e na implantação de uma usina de beneficiamento de mel. Os investimentos na Cooperativa Agrofamiliar são da ordem de 1 milhão de reais e beneficiam cerca 129 cooperados e suas famílias.

O montante foi utilizado para a compra de equipamentos, um caminhão e ainda serviu para capital de giro, conforme o presidente da cooperativa agrofamiliar Wagner Gazziero. Para que o projeto tivesse sequência, segundo o diretor Técnico do PTI, Claudio Osako, foi necessário que a Coofamel cumprisse com algumas metas, e de acordo com Osako, a cooperativa ainda tem um objetivo, a conquista do Serviço de Inspeção Federal-SIF, porém destacou que a Coofamel já é exemplo para outras organizações que pretendem aderir ao projeto.

O presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, destaca que o projeto auxiliou muito nos trabalhados da cooperativa, triplicando a movimentação financeira e dobrando o quadro de associados.

Tecnologia e desenvolvimento