Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Receita Federal faz alerta para e-mail falso sobre malha fina do Imposto de Renda
Prazo para a entrega das declarações termina em 30 de abril
Por G1 | Postado em: 13/03/2019 - 08:23

A Receita Federal fez um alerta para e-mail falso que estão sendo enviados aos contribuintes sobre a malha fina do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019.

O e-mail falso informa que o usuário caiu na malha fina - processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto - e indica um link por onde a pessoa pode ter acesso a um relatório final.

A Receita Federal esclarece que não envia e-mails aos contribuintes e que clicar nesses links pode ser muito perigoso, podendo danificar o computador, o celular, ou ainda roubar dados pessoais.

Ainda conforme a Receita, a maneira correta de consultar se está na malha fina é acessando o portal da Receita, ou ligando no telefone 146.

De acordo com a auditora fiscal Giovana Longo, os contribuintes precisam ficar atentos.

 

O imposto

 

O prazo para a entrega das declarações termina em 30 de abril.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

 

"A receita jamais vai mandar qualquer tipo de arquivo ou link para acessar sites. O melhor é que a pessoa digite o endereço oficial no seu navegador e obtenha suas informações ali", diz a auditora.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

A expectativa é que 30,5 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano. No ano passado, a Receita recebeu 29,2 milhões de declarações. Com isso, o Fisco espera que cerca de 1,23 milhão contribuintes a mais prestem contas ao leão neste ano.

Tecnologia e desenvolvimento