Você está em: Página Inicial > Saúde
Saúde do Homem é tema de palestra nesta quarta-feira (28)
Por | Postado em: 27/08/2019 - 06:48

A Secretaria Municipal de Saúde convida a população para a palestra "Cuidando da Saúde do Homem" com o médico Paulo Banof, que irá explicar e orientar os presentes sobre cuidados e prevenção na saúde masculina. O encontro será na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Centro Social do Idoso.

 

Diversas ações estão sendo feitas em alusão ao gosto Azul em Santa Helena, uma delas, é o agendamento de exames e consultas em horários alternativos, para auxiliar os homens que não podem comparecer por conta de seu trabalho. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, AIDS e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios primários.

 

Para os homens com mais de 40 anos ou com suspeita da doença, está disponível o exame para detecção do câncer de próstata. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer mais comum entre os homens no Brasil é o de próstata. Ele representa cerca de 30% do total de cânceres.

 

O exame da tuberculose também está disponível. O diagnóstico pode ser realizado em qualquer UBS e a pessoa que apresentar os sintomas deve procurar o médico ou o enfermeiro e solicitar o exame. Os sintomas são tosse seca ou produtiva por 3 semanas ou mais, sudorese, fraqueza, emagrecimento e cansaço.

Tecnologia e desenvolvimento