Você está em: Página Inicial > Saúde
Secretaria de Saúde intensifica vacina da Febre Amarela em Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 01/02/2019 - 16:04

Recomendado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena está intensificando a vacina da febre amarela. A população alvo da campanha são crianças de nove meses de idade a pessoas com 59 anos 11 meses e 29 dias. A indicação do Ministério da Saúde é uma dose.

Gestantes não devem ser vacinadas e mulheres que estão amamentando devem se vacinar após o sexto mês de amamentação. Idosos acima de 60 anos principalmente caminhoneiros que se deslocam para áreas ativas de transmissão da doença, devem procurar uma unidade Básica de Saúde para uma avaliação médica.

Conforme a responsável pela Epidemiologia de Santa Helena, Rosângela Dizars, as pessoas que ainda não se imunizaram com a vacina da febre amarela, devem comparecer até uma unidade de saúde. “É importante que as pessoas que ainda não foram vacinadas busquem a vacina em uma UBS mais próxima, tanto na cidade quanto no interior com a sua carteirinha e observem o cronograma de vacinação”, destaca Rosangela.

A vacina é realizada nas UBS’s dos bairros Vila Rica e São Luiz todos os dias da semana e no interior uma vez na semana. O cronograma se faz necessário devido os frascos de vacinas serem de cinco doses com validade de seis horas após a sua abertura.

Outra orientação é para as famílias rurais que residem ao lado de reservas, principalmente pescadores. Se avistarem um macaco doente ou morto devem comunicar a Vigilância Sanitária ou Epidemiologia, para que possa ser feita a recolha do animal para exames.

A detecção de um macaco que potencialmente está com febre amarela, pode dar tempo para que possam ser tomadas as medidas de controle e evitar que a doença chegue aos seres humanos.

A febre amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, transmitida por um mosquito. O macaco serve como indicador da presença do vírus na região.

Tecnologia e desenvolvimento