Você está em: Página Inicial > Cotidiano
UBS de Santa Helena promove ato para incentivar a amamentação.
Por Assessoria | Postado em: 15/08/2018 - 19:39

Na tarde desta quarta-feira (15) gestantes, lactantes, autoridades e profissionais da saúde reuniram-se na Estratégia Saúde da Família, no bairro Vila Rica para a 4ª edição do ‘Mamaço’ um evento de conscientização sobre a importância do leite materno e que faz parte da Semana Mundial da Amamentação.

Várias mamães levaram seus filhos e ouviram atentas as orientações primeiramente da enfermeira chefe da Unidade, Tania Piletti e logo em seguida, da Secretária Municipal de Saúde, Marli Regina Massaneiro que também é palestrante e repassou alguns cuidados importantes com a saúde da mulher e dos bebês.

Também estiveram presentes algumas gestantes que serão mães pela primeira vez. A elas o conhecimento abrangeu desde como o leite materno contribui para a saúde, até alguns cuidados essenciais como higiene e manuseio na hora amamentar.

O prefeito de Santa Helena Evandro Miguel Grade, o Zado, esteve no ato e classificou com essencial essa troca de experiências entre as gestantes e profissionais da saúde pública. A vereadora Juliana Ladeia Costa e o vereador Valdonir Weizenmann, o Titi, que representa o bairro Vila Rica, também se manifestaram favoráveis a iniciativas do gênero e colocaram-se à disposição dos funcionários e a população.

A enfermeira Tânia Piletti afirma que atualmente a UBS oferece assistência completa às gestantes e além do trabalho na parte da saúde, procura frequentemente promover ações de conscientização as mamães e futuras mamães: “Cumprimos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e atendemos as gestantes através de orientações e também no pré-natal e no pós-parto, onde são feitos exames de rotina nos bebês,” destaca.

Marcia Quevedo Radaelli é mãe da Kyara, de dois anos de idade que no nascimento foi diagnosticada com Síndrome de Down e necessita ainda mais dos nutrientes do leite materno para o seu desenvolvimento. A mãe explica que através do Mamaço é possível ficar por dentro das novidades e ouvir dicas importantes dos profissionais: “Amamento a Kiara até hoje por que sei dos benefícios que o leite materno proporciona a ela, através do alimento, há evolução na fala, na parte motora e na musculatura facial,” explica a mãe.

Tecnologia e desenvolvimento