Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Agentes Ambientais de Santa Helena pedem mais atenção na separação do lixo.
Por Assessoria | Postado em: 14/08/2018 - 07:46

Na manhã de hoje o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, o Zado visitou a Usina de Reciclagem a fim de conhecer a realidade dos cerca de 50 trabalhadores que atuam diariamente no local separando lixo.
A principal dificuldade revelada continua sendo a combinação do lixo orgânico com o reciclável e também objetos como fraldas, vidros quebrados e papel higiênico, inseridos nas mesmas embalagens.

Conforme Ivonete Silva, a Tuta que atua no local há nove anos, algumas pessoas ainda não tem o hábito de separar o lixo corretamente o que dificulta o trabalho e oferece riscos a quem manuseia os materiais: “Nós gostamos do que fazemos e tiramos nosso sustento dos materiais recicláveis, mas é preciso haver mais conscientização por parte de algumas pessoas,” relata.

O presidente da Associação dos Agentes Ambientais, Valdevino Lazarotto explica que a recolha noturna do lixo ajudou muito no trabalho dos agentes e também na limpeza da cidade. Segundo ele, havendo essa cooperação maior na hora da separação dos materiais, as condições irão melhorar para toda a população: “Se as pessoas separarem o lixo de maneira correta não é somente nós ou a prefeitura os beneficiados, mas sim todo o município que melhora em sua aparência e pode evitar doenças e o mau cheiro.”

O prefeito de Santa Helena destaca que a intenção da administração é oferecer suporte e buscar novos meios para facilitar o trabalho na Usina de Reciclagem. Quanto à população, faz um pedido para que o lixo seja efetivamente separado e assim, o município avance nesta questão. Ele afirma também que existem negociações para que o destino dos materiais reciclados seja mais próximo do município e não haja “atravessadores” que muitas vezes recebem uma parcela dos lucros que poderia ser dos associados: “Os agente ambientais tem uma importância muito grande e nós como gestores estamos presentes para dar todo o apoio necessário”.

Tecnologia e desenvolvimento