Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Em inauguração de árvore solar digital, Kaminski anuncia futuros investimento para Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 07/12/2018 - 07:29

Na tarde desta quinta-feira (6), aconteceu em Santa Helena a inauguração da árvore solar digital, um convênio entre Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeituras. São cerca de 16 municípios da região oeste beneficiadas com a tecnologia, um investimento de aproximadamente R$ 851.000,00.

As árvores Digitais são feitas com tecnologias sustentáveis e disponibilizam acesso à internet e carga de bateria gratuita à população. Além de emitir sinal wi-fi, o aparelho também possui saídas de USB e tomadas onde as pessoas poderão recarregar celulares e outros dispositivos móveis. A árvore digitam em Santa Helena está localizada na praça Orlando Webber (praça central).

Para a presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, as árvores digitais tem objetivo de fazer a diferença e trazer benefício a população. Num período de um ano a Itaipu Binacional fará o custeio da manutenção do equipamento e a partir de novembro de 2019, o equipamento passa a ser de responsabilidade total dos municípios.

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, destacou a importante parceria com a Itaipu Binacional, convênios que beneficiam todo o município. Para 2019 novos projetos devem comtemplar Santa Helena, com investimentos que devem ultrapassar um milhão e meio de reais.

Newton Kaminski, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, comenta que a implantação das 16 árvores digitais na região oeste, representam um marco do que está sendo planejado para os próximos cinco anos pela itaipu. Outra novidade conforme Kaminski, é a instalação de placas voltaicas para serem instaladas em Santa Helena, fornecendo energia para aproximadamente mil residências.

Além de benefícios para a área urbana, novos projetos devem beneficiar as comunidades rurais de toda a região, com o potencial de energia voltaica para garantir a quantidade e qualidade na produção de suínos, aves entre outros. Todos os trabalhos segundo o diretor traz tranquilidade a Itaipu Binacional, motivando-os a iniciar 2019 motivados com novas parcerias, estendendo-as não somente no Paraná, mas como também no Mato Grosso do Sul.

Tecnologia e desenvolvimento