Você está em: Página Inicial > Educação
Projeto de horta ensina crianças e adolescentes do Ccica sobre cuidados com natureza e alimentação saudável
Por Assessoria | Postado em: 24/09/2019 - 06:54

Na última sexta-feira (20) foi dia de cuidar da horta e aprender mais sobre a natureza e meio ambiente para as crianças e adolescentes do Centro de Convivência Integral da Criança e do Adolescente (Ccica). A atividade faz parte de um projeto em parceria com professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da UTFPR de Santa Helena, que teve início em agosto de 2019.

 

"Esses projetos são muito importantes e ampliam os trabalhos e oficinas que fazemos diariamente no Ccica. Além de participarem de todo o processo, desde o plantio e preparação dos canteiros, eles poderão levar as hortaliças para casa depois de prontas" explicou Rosangela Fogliatti Beuren, coordenadora do Ccica.

 

O projeto tem como objetivo dar oportunidades aos jovens atendidos no Ccica de terem envolvimento nas diferentes atividades de produção e manutenção da horta. Os alunos têm contato com solo, plantio de mudas e sementes, além do cuidado com a plantas. Com isso, acompanham e aprendem sobre todo o processo de produção de alimentos saudáveis.

 

"Desenvolvemos as ações para que os alunos do Ccica tenham esse contato com o solo e as plantas, e tenham cada vez mais interesse por essas atividades. Também é importante para os universitários, que além de aplicarem seus conteúdos teóricos na prática, tem contato com a realidade social do município e região" destacou Ana Regina Dahlem Ziech, professora da UTFPR.

 

Com essas ações, a equipe do Ccica espera que as crianças tenham interesse pelo cultivo de alimentos, além de buscar conhecimentos na área. Para os adolescentes prestes a completar a maioridade é uma oportunidade para os interessados buscarem cursos profissionalizantes, além de auxiliar na busca de trabalho junto a produtores locais e regionais.

Tecnologia e desenvolvimento