focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Cotidiano
STJ determina soltura de mais oito funcionários da Vale após Brumadinho
Por MSN | Postado em: 28/02/2019 - 08:25

O ministro Néfi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quarta-feira, 27, a soltura de oito funcionários da mineradora Vale que haviam sido presos no último dia 15 em investigação que apura irregularidades no rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

“Não há risco concreto à investigação, não há risco concreto de reiteração, não há riscos ao processo”, argumentou o ministro, se baseando em uma outra decisão da Corte, do começo do mês, que libertou dois gerentes da mineradora e três funcionários da consultoria Tüv Sud, que prestou serviços à Vale a respeito da barragem de Brumadinho.  

Segundo o Tribunal, o relator “recordou que, em decisão anterior, o STJ entendeu que a prisão temporária exige a indicação de riscos à investigação de crimes taxativamente graves. No entanto, a ordem de prisão se resume a destacar a ‘complexidade da apuração'”.

Pela decisão, os funcionários da mineradora ficarão em liberdade até que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julgue um pedido de habeas corpus apresentado e ainda não analisado. Entre os presos estavam quatro gerentes (dois deles, executivos) e quatro integrantes das equipes técnicas da barragem: Joaquim Pedro de Toledo; Renzo Carvalho; Cristina Heloíza Malheiros; Artur Ribeiro; Alexandre Campanha; Marilene Christina Araújo; Hélio Márcio Cerqueira; e Felipe Rocha.

Quando foram presos, o Ministério Público de Minas Gerais afirmou que todos os presos tinham conhecimento de que havia problemas com a barragem. “Houve conluio de forma que fosse escondido do poder público a situação real da barragem. Funcionários participaram ativamente para dissimular a situação” disse William Coelho, promotor da área criminal da força-tarefa que apura a tragédia.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Mai às 07:07
Assunto foi votado pelo Tribunal nesta quarta-feira (22); Sanepar não informou quando o reajuste deve passar a valer
Cotidiano 22 Mai às 15:13
Ida às agências ocorrerá apenas em casos de exigência específica
Cotidiano 19 Mai às 09:23
Campanha nacional de conscientização é realizada no mês de maio
Cotidiano 18 Mai às 06:22
Estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (20) na prefeitura de Santa Helena, os carnês do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano do exercício 2019 e os contribuintes que pagarem à vista até o dia 31 de junho, terão desconto de 20% sobre o val
Cotidiano 17 Mai às 07:26
Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio
Tecnologia e desenvolvimento