Você está em: Página Inicial > Saúde
Novembro Laranja vai trabalhar ações com Clubes de Mães de Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 14/11/2018 - 15:13

Uma programação em alusão ao Novembro Laranja, está sendo organizada pelo Comitê Municipal de enfrentamento a Violência em Santa Helena, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Batalhão de Patrulha Rural Comunitária – BPEC, através da soldado Daniela Rosana Pereira.

O objetivo é reunir as mulheres dos Clubes de Mães do Município de Santa Helena, para que seja possível a realização de palestras em que se objetiva promover o combate à violência contra mulheres do campo e a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Segundo a presidente do Comitê Municipal de enfrentamento a Violência, Maíra Soalheiro, as ações tende a conscientizar as mulheres de seu direito de viver uma vida sem violência e dos caminhos necessários para buscar ajuda caso estejam em situação de risco.

A violência contra as mulheres não tem um lugar específico, ocorre em barracos ou mansões, em grandes centros ou interior. No Brasil rural não é diferente, mulheres do campo sofrem violências diariamente.

Os movimentos sociais rurais, especialmente o movimento feminista campesino, têm tido um papel importante no que tange às políticas públicas. Porém, quando se aproxima dessa realidade, percebe-se que a luta pela igualdade de gênero ainda é um desafio, seja pela cultura machista patriarcal, a falta de conhecimento dos direitos, o desconhecimento da Lei Maria da Penha e a tripla jornada de trabalho em que a mulher do campo está sujeita.

A proposta da realização de palestras aos Clubes de Mães, busca a conscientização dessa população de seus direitos, dos caminhos para que possam buscar ajuda e da necessidade de envolvimento de todos os cidadãos na elaboração de iniciativas com o objetivo de combater todas as formas de violência contra mulheres e meninas.

Conforme a assistente social do CREAS, Marcia Oppermann, sensibilizar, envolver e mobilizar a população do município em ações que buscam promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de violência contra mulheres, especialmente no que se refere às mulheres que vivem na área rural é o objetivo do programa Novembro Laranja.

Hoje o município atende cerca de 63 mulheres com registros de denúncias formais de medidas protetivas. A maioria dos agressores também recebem atendimentos pelo CAPS, pois muitos são dependentes químicos.

Em Santa Helena diariamente mulheres são atendidas vítimas de violência. O CREAS possuí assistente social, psicólogo, educador social, oficinas para mulheres e em casos extremos existe o benefício do aluguel social.

O atendimento no CREAS acontece diariamente das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, ao lado do Pronto Atendimento Municipal.

Tecnologia e desenvolvimento