Você está em: Página Inicial > Esportes
Vacilo contra o Boavista aumenta atenção do Inter para "espinhos" da temporada
Técnico Odair Hellmann matém crença em evolução do time após 1 a 1 pela Copa do Brasil
Por globoesporte | Postado em: 01/02/2018 - 08:51

Mais Imagens

Inter até retorna de Cascavel com a vaga na segunda fase da Copa do Brasil assegurada. Mas leva consigo, no voo fretado que desembarcou em Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira, uma série de lições e pontos a ajustar na equipe após o empata por 1 a 1 com o Boavista, no Estádio Olímpico Regional.

O resultado é encarado pelo técnico Odair Hellmann como um "espinho" natural neste início de trabalho em um ano que não será apenas de "flores", até por ser o primeiro do treinador no comando da equipe. Mas o placar serve, sim, de alerta. E não apenas por se tratar do segundo tropeço consecutivo com os titulares em campo. Mas porque a equipe incorreu nos mesmos problemas diagnosticados como fatores-chave para a derrota para o Caxias, na partida anterior.

"(O empate deixa) Marcas que temos que seguir em frente, buscando evolução, acreditando na ideia de jogo. A caminhada no processo de um ano não vai ser só de flores, vai ser de espinhos". (Odair Hellmann, técnico do Inter)

A exemplo do que ocorreu após o revés por 2x1 no Estádio Centenário, o treinador tornou a citar a falta de capricho de seus atacantes na hora de finalizar as jogadas – seja com conclusões a gol ou no último passe antes do arremate. Contra o Boavista, o Inter chutou 13 vezes a gol. Nove delas (ou 69%) foram para fora, sem levar perigo à meta rival. Os cruzamentos também surtiram pouco efeito – à exceção do gol, diga-se. Foram 27 bolas alçadas na área. Apenas sete delas chegaram ao alvo desejado. Os números são do Footstats.

Em sua análise após a partida, o técnico afirmou que a equipe criou bastantes chances para construir uma vantagem confortável, mas acabou traído por uma desatenção nos minutos finais – o tento rival foi anotado após os 40 do segundo tempo, em falha de Danilo Fernandes.

Mas o comandante também se apegou ao lado positivo: passados cinco jogos de um trabalho ainda em fase de adaptação, há terreno para evolução com a equipe, bem ou mal, conquistando seus objetivos. Vale lembrar: o Inter não só avançou à segunda fase da Copa do Brasil, mas também ocupa a 3ª colocação no estadual.

– O empate no final acaba nos chateando porque o jogo estava 1 a 0. Criamos muitas oportunidades, mas não fizemos o segundo. No finalzinho, você acaba levando o empate, por todo o jogo, parece muito mais perigoso do que foi durante toda a partida. Temos que estar atentos, evoluir em alguns aspectos. Durante 85 minutos, a equipe esteve bem postada, buscou o gol, criou oportunidades, mas não fez o segundo. E tomou o gol. Mas vamos corrigir ganhando, evoluir classificando. Mas criamos novamente. O 1 a 1 tem aquele gostinho de frustração – diz Odair.

Criação sem verticalidade

Por mais "frustrante" que seja, o 1 a 1 com o Boavista também apresenta pontos positivos. Uma vez mais, o Inter conseguiu controlar e valorizar a posse de bola, sempre com criação das jogadas pelo chão, sem apelar à ligação direta, como Odair tanto insiste. A construção do gol também merece destaque, com infiltração de Leandro Damião, assistência de D'Alessandro, e Pottker ocupando o espaço deixado pelo centroavante.

A jogada foi ensaiada nos treinamentos, com Gabriel Dias ao lado de Rodrigo Dourado para dar sustentação à movimentação, e Edenílson aberto pelo lado. Mas essa formação também travou o setor de criação colorado, que voltou a se ressentir de intensidade para ser vertical. Há ainda uma ressalva a ser feita para a postura da equipe. Nesta quarta-feira, o Inter dependia apenas do empate para se classificar.

– Importante a classificação. Não temos 30 dias de trabalho e disputamos um jogo eliminatório. Evidente que gostaríamos de ter feito um jogo melhor e o torcedor desejava uma vitória tranquila. No final, fomos penalizados com o único chute, uma desconcentração do sistema defensivo – ressalta o vice de futebol Roberto Melo.

Classificado, o Inter aguarda o vencedor de Atlético-ES x Remo, em 9 de fevereiro, para conhecer seu adversário na 2ª fase da Copa do Brasil, no próximo dia 21. O elenco colorado está de folga nesta quinta-feira e só se reapresenta na sexta. O Colorado volta a campo já no próximo domingo, para encarar o Brasil de Pelotas, às 17h, no Bento Freitas, pela 5ª rodada do Gauchão.

 
Últimas Notícias
Esportes 26 Set às 06:32
Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas
Esportes 04 Jul às 07:13
Em atuação de gala, seleção peruana faz 3 a 0 na Arena do Grêmio e tem passagem marcada para o Maracanã no domingo; Gallese pega tudo – inclusive pênalti de cavadinha de Vargas
Esportes 25 Jun às 06:44
Partida será na próxima quinta-feira (27)
Tecnologia e desenvolvimento